Internacionais

Premiê libanês demite gabinete e renuncia

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, renunciou hoje e anunciou a dissolução de seu gabinete. A decisão vem após as sucessivas renúncias de integrantes de sua equipe como resultado dos protestos do final de semana em Beirute após as explosões da semana passada, que resultaram em mais de 160 mortos. Em pronunciamento à televisão, Diab afirmou que as explosões no porto de Beirute foram o resultado de uma “corrupção endêmica” e disse que toma a decisão de renunciar para “caminhar com o povo”.

“Hoje seguimos a vontade do povo em sua demanda ao apontar os responsáveis pelo desastre que esteve oculto por sete anos, e seu desejo de uma mudança real”, disse ele. “Diante desta realidade… anuncio hoje a renúncia deste governo.”

“Criamos um trabalho e, apesar de tudo isso, as vozes e as críticas não cessaram. Nossa esperança era a mudança que os libaneses estão pedindo. Mas entre nós e as mudanças há um muro muito grande protegido por uma classe que luta com meios não muito corretos e domina a sociedade desse país. O sucesso desse gabinete era a mudança. Por isso anuncio a demissão de todo o gabinete. Que Deus abençoe o Líbano”, disse Diab.

O gabinete estava sob pressão para renunciar depois da explosão da semana passada que matou 163 pessoas, feriu cerca de 6.000 e deixou cerca de 300.000 sem moradias habitáveis. Vários ministros já haviam renunciado no fim de semana.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com