Internacionais

Ex-presidentes dos EUA parabenizam Joe Biden pela eleição

Clinton, W.Bush e Obama se manifestaram pelas redes sociais

BRASÍLIA – O ex-presidente americano George W. Bush parabenizou Joe Biden pela vitória na eleição dos Estados Unidos. Em uma declaração oficial publicada no Twitter do George W. Bush Presidential Center, o republicano agradeceu ao democrata pela “mensagem patriótica” do discurso em que se declarou vencedor.

“Ainda que tenhamos diferenças políticas, eu sei que Joe Biden é um homem bom, que conquistou essa oportunidade de liderar e unificar nosso país”, disse Bush, que afirmou que as eleições são confiáveis, e que seu resultado é claro.

George W. Bush governou os Estados Unidos entre 2001 e 2009 e é do Partido Republicano, o mesmo de Donald Trump, que ainda não reconheceu a derrota por alegar que houve fraude eleitoral.

O ex-presidente americano também parabenizou Trump e seus apoiadores pela “extraordinária conquista política” de somar 70 milhões de votos. Bush acrescentou que Trump tem o direito de pedir a recontagem de votos e fazer questionamentos na justiça, e pediu confiança de que o processo eleitoral foi fundamentalmente justo.

Bush também parabenizou a vice-presidente eleita, Kamala Harris “por sua histórica eleição”. Harris será a primeira mulher e a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos.

OBAMA

O ex-presidente democrata Barack Obama já havia publicado uma declaração oficial parabenizando a Joe Biden e Kamala Harris. Obama afirmou que o presidente enfrentará desafios extraordinários, como a pandemia, uma economia desigual e riscos à democracia.

“Eu sei que ele trabalhará com as melhores intenções para todos os americanos em seu coração, sejam eles seus eleitores ou não. Então, eu encorajo cada americano a dar a ele uma chance e oferecer a ele seu apoio”, afirmou Obama, que disse que caberá a todos os americanos baixar a temperatura, ouvir o outro e buscar consenso para seguir adiante. “Nossa democracia precisa de nós mais do que nunca”.

CLINTON

Outro ex-presidente americano que se manifestou foi o democrata Bill Clinton, que publicou no Twitter que “Os Estados Unidos se manifestaram e a democracia venceu”.

“Agora nós temos um presidente eleito e uma vice-presidente eleita que servirão a todos nós e unirão a todos nós”, disse Clinton.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com