Cidades

Médico da Unimed integra diretoria da Associação Mineira de Hemodinâmica

FABRICIANO – A Unimed Vale do Aço agora integra a diretoria da Associação Mineira de Hemodinâmica. Isso porque o cardiologista intervencionista, médico cooperado da Singular, Dr. Pedro Paulo, foi eleito como um dos membros da entidade, e assumirá o cargo de vice-presidente. A eleição ocorreu no último mês de janeiro e a posse ainda não tem data definida.

A Associação Mineira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (AMHCI) é uma entidade médica que congrega diversas especialidades, buscando o aprimoramento técnico-científico de seus associados. Ela também possui um papel fundamental na defesa profissional de seus membros.

Segundo o médico cooperado, a nova diretoria tem boas expectativas para a AMHCI. “Além de garantir a sustentabilidade da associação, a nova diretoria pretende aprimorar a divulgação da especialidade com a realização de eventos na área, promovendo cursos, palestras, simpósios e congressos. Pretendemos também estreitar laços com a Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC). Inclusive, há a possibilidade de realizarmos, ainda em 2022, um mini simpósio, isso se as condições sanitárias permitirem.”, afirmou.

Além do Dr. Pedro Paulo, que assumirá o cargo de vice-presidente, também irão compor a diretoria da associação os médicos Manoel Augusto Esteves, de Belo Horizonte, como presidente; Dr. Leonardo Mendonça, de Muriaé, como diretor científico; Dr. Thiago Assis, como diretor administrativo, e Dr. Antônio Bedeti, como diretor extra-cardíaco.

A HEMODINÂMICA E INFARTO

A hemodinâmica e a cardiologia intervencionista são áreas que diagnosticam e tratam doenças do coração e dos vasos sanguíneos por meio de cateteres. Por elas, é feito o estudo dos movimentos e pressões da circulação sanguínea para diagnosticar e tratar doenças com métodos seguros e minimamente invasivos, que aumentam o conforto do paciente e reduzem o tempo de sua recuperação e a possibilidade de infecções.

“A maioria da população não conhece o termo hemodinâmica, nem a atividade do cardiologista intervencionista. Mas quando falamos do principal procedimento, o cateterismo cardíaco, a situação muda. Uma das patologias mais letais na nossa população é o infarto agudo do miocárdio e uma das estratégias de tratamento com melhores resultados é a realização do cateterismo (diagnóstico da obstrução) seguida da desobstrução mecânica através da angioplastia com implante de stent. Neste caso os melhores resultados são obtidos quando o procedimento é realizado precocemente (nas primeiras horas após o início dos sintomas). Este é um dos procedimentos médicos que mais salvam vidas na medicina”, explicou o Dr. Pedro Paulo.

VÁLVULAS

Além do cateterismo e angioplastia, o hemodinamicista ou cardiologista intervencionista realiza intervenções em válvulas cardíacas, tratamento de doenças cardíacas estruturais e exames angiográficos e intervenções no território extra-cardíaco.

No Hospital Metropolitano Unimed, há um time de especialistas. O serviço funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, garantindo assim uma assistência cardiovascular de alto nível.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com