Internacionais

Professora brasileira recebe Martin Luther King Award do MIT

“Se não fosse o apoio das instituições públicas durante a minha formação, eu nunca teria chegado aqui”, afirma Nilma Dominique

 À esquerda, a professora Nilma Dominique, agraciada com o prêmio, e à direita, Rosabelli Coelho-Keyssar, diretora do programa MIT-Brazil e uma das pessoas que nomearam Nilma para o MLK Leadership Award. Nilma considera o reconhecimento como a maior honra de sua vida acadêmica.

Nilma Dominique foi a primeira professora brasileira a ser reconhecida com o Martin Luther King Jr. Leadership Awards, prêmio concedido a estudantes, ex-alunos, funcionários e professores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que incorporam o espírito do trabalho de Martin Luther King Jr de “serviço à comunidade”. São celebradas as contribuições acadêmicas, de pesquisa, religiosas e seculares desses membros que contribuíram com a comunidade do MIT com integridade, liderança e criatividade.

IMIGRANTE LATINA E NEGRA

Como imigrante latina negra nos EUA (e no MIT), ela faz questão de trazer a diversidade e as vozes minoritárias para a discussão dentro da academia, conectando estudantes por meio de reuniões como o “Solta a Língua”, almoços mensais onde alunos se encontram para conversar em português, e também o “Boca Livre”, encontros semelhantes mas com periodicidade semanal. Os alunos anseiam por esses momentos de interação para conhecer novas pessoas e trocar experiências, principalmente depois do período de isolamento causado pela pandemia, no qual todas as reuniões precisaram ser realizadas a distância.

PROFESSORA DE PORTUGUÊS

Nilma ensina Português a estudantes do MIT há 12 anos. Ela trabalha para ampliar o conhecimento dos povos e culturas lusófonas dentro da instituição estadunidense, valendo-se de recursos que unem o ensino da língua a um entendimento mais profundo da cultura brasileira. Um exemplo é o uso de filmes nacionais como forma de enriquecer o conhecimento do aluno sobre o Brasil, proporcionar discussões em classe e também explicar os aspectos de análise gramatical e construção de vocabulário.

VALORES

Rosabelli Coelho-Keyssar, diretora do programa MIT-Brazil, foi uma das pessoas que nomearam Nilma para o MLK Leadership Award, pois reconhece a dedicação e o carinho que a professora coloca em seu trabalho: “Amor, igualdade, serviço, altruísmo. Nilma incorpora os valores de Martin Luther King Jr. servindo a comunidade do MIT com seu ensino e seu cuidado com nossos alunos”.

A professora conta que “receber esse prêmio, que leva o nome de Martin Luther King Jr., um ativista que deixou um legado tão significativo para o mundo, é a maior honra que já tive na minha vida acadêmica, ainda mais sendo a primeira pessoa da minha família a cursar uma universidade”. Nilma se formou em Letras na Universidade Federal da Bahia, conseguiu uma bolsa de doutorado na Espanha, ensinou português em Harvard por 6 anos e foi a profissional que iniciou o ensino de português no MIT: “se não fosse o apoio das instituições públicas durante a minha formação, eu nunca teria chegado aqui. A dica que eu posso deixar é: sempre busquem o estudo, porque isso abre muitas portas maravilhosas”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com