FABRICIANO – A dermatologista e médica cooperada da Unimed Vale do Aço, Dra. Tatiliana Geralda Bacelar Kashiwabara, lançou o livro “Medicina ambulatorial IX”. Com ênfase em dermatologia, a obra, construída a quatro mãos, traz o essencial da dermatologia para o atendimento à pacientes. Para a construção, além da cooperada, participaram outros médicos e acadêmicos da Univaço. Um próximo exemplar será lançado em outubro, focado na ortopedia.
PATOLOGIAS COMUNS
Com 86 capítulos, o título traz informações sobre as patologias mais recorrentes na dermatologia. “Medicina Ambulatorial” faz parte de uma coleção de livros dedicados a comunidade médica, com o intuito de desenvolver a prática profissional ambulatorial diária de forma sintética e atualizada, abordando as patologias dermatológicas mais frequentes e importantes. Os temas desenvolvidos são objetivos, de forma a facilitar a consulta e a aquisição de novos conhecimentos, possibilitando tornar nosso público mais resolutivo e assertivo. Ainda, de forma adicional, esse livro estimulou a produção científica dos seus colaboradores médicos e discentes, vislumbrando ampla oportunidade no crescimento científico”, escreveu a Dra. Letícia Guimarães na apresentação do livro.
INCLUSÃO DE ALUNOS
“Quando fui fazer o doutorado em Portugal, foi exigido ter três livros publicados e assim surgiu a ideia de incluir os alunos. São obras voltadas não apenas para a dermatologia, mas para vários temas da medicina, como pediatria, alergia, nutrologia. Para a construção do material, escolho os temas principais do dia a dia do médico de família. É um material de consulta rápida, um livro para se ter na gaveta do consultório”, explicou a médica.
AMADURECIMENTO ACADÊMICO
Ainda, de acordo com a cooperada, além de pontos na residência, a participação dos discentes no projeto contribui para o amadurecimento acadêmico e científico.
“Os alunos trabalham em duplas e aprofundam na pesquisa relacionada ao tema, trazendo um conteúdo com muitas referências. Após a entrega do material, faço a revisão e encaminhamos a diagramação. Em anos anteriores disponibilizávamos exemplares impressos e agora no nono livro produzimos a versão online. Para eles, enquanto estudantes, pesquisadores, médicos em formação, ter o nome em uma publicação é de extrema importância e credibilidade”, acrescentou.
Além da médica cooperada, participaram da construção do livro os doutores Márcio Henrique Moreira, Yoriko Bacelar Kashiwabara, Ysadora M. Bacelar Kashiwabara, Yutaka Bacelar Kashiwabara, Ludmila R. Kashiwabara.