sexta-feira, dezembro 6, 2024
spot_imgspot_img
InícioInternacionaisFrente Ampla de esquerda vence no Uruguai

Frente Ampla de esquerda vence no Uruguai

“Um forte abraço e saudações a Yamandú Orsi e à Frente Ampla”, diz Delgado, o candidato derrotado da direita

MONTEVIDÉU – Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez, 57, foi eleito no domingo (24) o novo presidente do Uruguai. O adversário Álvaro Luis Delgado, apoiado pelo atual presidente, Luis Lacalle Pou, admitiu a derrota. Lacalle Pou parabenizou o presidente eleito, assim como o presidente Lula e a ex-presidente argentina Cristina Kirchner. Às 01h18, com 100% das urnas apuradas, Orsi tinha 49,84% dos votos, e Delgado, 45,87%.

Orsi confirmou o favoritismo do primeiro turno. A vitória dele também confirma a tendência das últimas pesquisas eleitorais divulgadas, que mostraram pequena vantagem nas intenções de voto.

O presidente eleito planeja visitar nesta segunda, em sua chácara, o ex-presidente José Mujica e Lucía Topolansky, um dia depois de sua vitória no segundo turno, disse o jornal El Observador. Yamandú é considerado um pupilo de Mujica, que o apoiou na campanha eleitoral.

UNIDADE

Em seu discurso após o resultado das eleições, ao lado da vice, Carolina Cosse, o presidente eleito agradeceu o apoio da população e conclamou à unidade nacional.

“Vou ser o presidente que convoca o diálogo nacional”, disse Orsi diante de uma militância eufórica reunida na avenida em frente ao bunker da Frente Ampla, sob a chuva que arrefeceu o calor dos festejos.

Aos militantes que abraçaram outras bandeiras, Yamandú disse que eles “também são construtores da democracia”. O futuro presidente os chamou a trabalhar juntos: “Precisamos de todos para construir um país cada vez melhor”.

A vice-presidente eleita e presidente da Assembleia Nacional se comprometeu a seguir um rumo progressista para o Uruguai e anunciou que implentarão um programa com a participação de todos, incluindo aqueles que não votaram neles. “Não faremos distinções”, garantiu.

CIVILIDADE

Quase ao mesmo tempo, Álvaro Luis Delgado Delgado, candidato do Partido Nacional, apoiado pelo presidente Luis Lacalle Pou, discursava buscando animar sua militância. “Uma coisa é perder, e outra é ser derrotado. Nós não estamos derrotados”, disse.

Delgado enfatizou o novo cenário parlamentar: “Nasceu um novo tempo onde ninguém tem maioria”, sublinhou, mostrando-se um bom perdedor: “Um forte abraço e saudações a Yamandú Orsi e à Frente Ampla”. A mensagem conciliadora teve pouco eco no público.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments