Cidades

Eleitos de Santana do Paraíso são diplomados

Zizinho Duarte e o seu vice Jamil Barbosa estão aptos a tomar posse no dia 1° de janeiro    (Fotos: Jonathas Mascarenhas)


IPATINGA
– A Justiça Eleitoral diplomou na tarde de segunda-feira  (17) o prefeito eleito de Santana do Paraíso, Zizinho Duarte (PT), e o seu vice Jamil Barbosa (PSL) durante cerimônia coordenada pelo juiz Carlos Roberto de Faria, no Salão do Tribunal do Júri, Fórum de Ipatinga. Além dos futuros chefes do Executivo do município, também foram diplomados os 11 vereadores da próxima legislatura.

Logo na abertura da solenidade, Carlos Roberto falou sobre a importância de a população ser aliada da Justiça Eleitoral. Ele comentou que são cidadãos comuns que participam da junta eleitoral e das mesas receptoras, responsáveis por colher os votos e dar atendimento aos eleitores.
“O povo, quando elege os seus candidatos, opta pelas propostas que foram apresentadas nos palanques de campanha. Isso não é um cheque em branco, mas um cheque de confiança entre eleitos e eleitores”, afirmou.

O magistrado ainda falou sobre a aplicação, pela primeira vez, da lei batizada de Ficha Limpa. “Enquanto não tiver eleitor de mãos limpas, vamos ter políticos sujos. Só adianta ter lei da ficha limpa quando o voto for limpo, consequentemente teremos eleições limpas. São os eleitores que se submetem a vender o voto”, criticou.

Zizinho também foi convidado a fazer uso da palavra. Ele lembrou que Santana do Paraíso faz parte de uma região metropolitana e que seu mandato deseja fortalecer ainda mais o processo democrático. “Fortalecer o cidadão. Esse é o grande compromisso de cada ente político, mais importante ainda do que a inclusão social, porque isso é obrigação.
Esse é o verdadeiro papel do agente político. Só acredito que vamos evoluir, e o nosso país tem evoluído, com essa transparência eleitoral. Mas isso só vai acontecer quando pudermos ter uma consciência cidadã plena, aí sim teremos um Brasil mais humano”, declarou.

No contexto regional, o prefeito eleito destacou a importância de uma visão macro para fomentar o desenvolvimento. “Estamos com o planejamento encaminhado para o futuro da nossa cidade. Nós faremos junto com Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo que o Vale do Aço cresça, e com isso também o nosso município. Precisamos passar a pensar assim, já que temos muitas bandeiras em comum. O desafio que nós assumimos é para fazer a nossa população usufruir dos seus direitos adquiridos e a nossa região possa ser a mais respeitada, conseguindo mais recursos do governo estadual, da União, para melhorar a vida da nossa população”, ponderou.

PARTICPAÇÃO POPULAR
Outro ponto defendido pelo petista é a participação popular para o planejamento das ações de governo. “É um desafio que nós colocamos na campanha, que é ouvir mais o cidadão. Ouvir o nosso povo e fazer o planejamento, para que aquilo que propusemos em nosso plano de governo seja efetivado na prática. É por isso que estamos com essa visão antes mesmo de assumirmos, porque queremos que a nossa cidade avance para valer”, justificou.


Cerimônia de diplomação do Paraíso foi realizada na sala do Tribunal do Júri, no Fórum de Ipatinga


OTIMISMO

Quanto às questões financeiras de Santana do Paraíso, Zizinho disse estar otimista para os próximos quatro anos. “O cenário é desafiador mas estamos otimistas. Estive durante três mandados como vereador então tenho acompanhado passo a passo e conheço bem a execução orçamentária do município. Temos problemas pela frente, mas as perspectivas são positivas, superando as dificuldades que vêm pela frente e acreditando na possibilidade de fazer com que a vida melhore. Entrei nesse desfio e acredito muito que a cidade tem um enorme potencial turístico a ser desenvolvido”, citou.

PARLAMENTAR
O vereador mais votado, José Maria de Oliveira, falou em nome dos futuros legisladores. “A política limpa se faz com dignidade e muito trabalho. Aos meus colegas que estão chegando, aconselho a respeitar o nosso povo, dignidade e o trabalho”, recomendou.

Participaram da mesa de honra a juíza Josselma Lopes, as promotoras Lidiane Duarte e Cátia Suzane Lima, o delegado Alexander Esteves, o presidente da OAB Eduardo Figueredo e o presidente do Legislativo, vereador Manuel Oliveira.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com