Cidades

Covid-19: PMI estima que 4 mil idosos serão atendidos esta semana

Equipes de UBSs iniciaram nesta segunda-feira, sob agendamento,vacinação de moradores na faixa etária de 74 a 77 anos

IPATINGA – O município de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando nesta semana, as ações de vacinação contra a Covid-19. Agora, o objetivo é atender o público de 74 a 77 anos com a nova remessa de imunizantes que foi disponibilizado para a cidade nesta segunda feira (22) e que poderá ser usada como primeira dose. Assim, a cobertura dos grupos-alvos pode ganhar um ritmo mais acelerado. Em Ipatinga já foram vacinadas 10.966 pessoas com a primeira dose e 5.175 com a segunda.

DOSE ÚNICA

O Ministério da Saúde emitiu um informe técnico no último sábado (20), orientando os Estados e municípios a priorizarem a aplicação das primeiras doses à população, evitando fazer estoque para a segunda dose. Antes, a orientação era para reservar metade das vacinas para aplicação das segundas doses dentro do período recomendado.

Com a nova regra, a Secretaria de Saúde está reorganizando o calendário de vacinação. Em Ipatinga, nesta semana seria imunizado o público de 77 e 78 anos. Contudo, com o envio de novas vacinas e a recomendação para ser toda usada como primeira dose, já estão sendo atendidas as pessoas de 74 a 77 anos.

O prefeito Gustavo Nunes explica que em Ipatinga a Administração continua empenhada em garantir a agilidade da proteção vacinal aos grupos prioritários, com a proposta de disponibilizar a vacinação para toda a população à medida que forem encaminhadas novas remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

“Com essa nova diretriz, vamos conseguir acelerar a vacinação dos grupos prioritários. Até agora, era preciso guardar a metade das vacinas recebidas para ministrar a segunda dose”, reforçou o chefe do Executivo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com