Cidades

Copasa faz intervenção em microbacias do Vale do Aço

Até o momento, mais de R$ 365 mil já foram investidos em Ipaba, Santana do Paraíso, Belo Oriente e São João do Oriente

BH – A Copasa vem desenvolvendo várias iniciativas que geram impactos positivos para o meio ambiente no Vale do Aço. Por meio do programa Pró-Mananciais, estão sendo executadas ações para recuperar e preservar nascentes e mananciais nas cidades de Ipaba, Santana do Paraíso, Belo Oriente e São João do Oriente.

Em Ipaba e Santana do Paraíso, estão previstos 11.085 metros e 9.725 metros, respectivamente, de cercamento das matas ciliares e nascentes que abastecem as microbacias das cidades. A ação é fundamental para a conservação e recuperação dos mananciais e dos ambientes nos quais estão inseridos, além de favorecer o envolvimento e a conscientização das comunidades.

BELO ORIENTE

No município de Belo Oriente, a Companhia, por meio do Convênio de Cooperação Técnica com a Prefeitura, investe na adequação e na melhoria de 12 km de estradas vicinais; promove a implantação de 13 barraginhas (estrutura que permite uma recarga artificial dos lençóis freáticos e aquíferos, por meio da infiltração); 330 metros de terraços em curvas de nível; e 6,4 hectares de subsolagem.

SÃO JOÃO

Já em São João do Oriente, por meio do Pró-Mananciais, foi construído um viveiro de mudas nativas do bioma mata atlântica, próximo à bacia do Córrego Santo Estevão. O viveiro disponibilizará cerca de quatro mil mudas por ano para preservação das florestas, reintroduzindo as espécies no ambiente, além de estimular projetos de sensibilização junto às comunidades rurais e escolares para a preservação ambiental.

“A iniciativa da Copasa envolve a participação de toda a comunidade, principalmente dos moradores próximos às nascentes e dos mananciais, locais onde é captada a água para abastecimento público. O programa também estimula a proatividade, a responsabilidade social, a criatividade e o protagonismo, a partir da formação de agentes locais transformadores”, explica o gerente Regional Ipatinga, Wilson Milani.

PRÓ-MANANCIAIS

Com a aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG), o programa Pró-Mananciais atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida. O projeto, desenvolvido pela Copasa, já está presente em 224 municípios em que a Companhia detém a concessão dos serviços, e representa um importante instrumento de mobilização social, pois estimula a responsabilidade compartilhada, a solidariedade, a criatividade e o protagonismo da comunidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com