Cidades

BO ganha sistema de captação de água de chuva

BELO ORIENTE – Uma parceria da Prefeitura de Belo Oriente com a iniciativa voluntária “União com o Rio Doce” vai possibilitar a construção de um sistema independente de captação de água de chuva, com capacidade para armazenar até 30 mil litros de água no morro do Bela Vista, em Cachoeira Escura. Belo Oriente foi uma das cidades afetadas pelo rompimento da barragem da empresa de mineração Samarco em Mariana, deixando parte de seus 25.000 habitantes sem água potável. A iniciativa voluntária União com o Rio Doce visa construir um sistema de captação de água da chuva para fornecer água potável para esta população.

O projeto foi apresentado esta semana ao prefeito Pietro Chaves, que junto com o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Antero, e os gerentes Venício Sena (Turismo) e Tatiane de Melo (Cultura), recebeu um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável pelo projeto. Segundo o idealizador e pesquisador francês Diego Guidi, a iniciativa visa minimizar o problema de falta de água através de um sistema simples, econômico, eficiente e de fácil construção.
 
ÁGUA POTÁVEL
Segundo Diego, que ao lado dos também pesquisadores e apoiadores Olenka Pinto Ramos e Alexandre Pires Lage, trabalharam na viabilização do projeto, o sistema se baseia na captação de água usando cobertura ou lajes de ginásios, templos ou outros similares, com no mínimo 200 metros quadrados de área, de onde pode retirar a água da chuva e então fornecer água potável sem qualquer contato com o rio.  

O primeiro piloto será construído na cidade de Belo Oriente com ajuda do prefeito Pietro Chaves, que já conheceu e aprovou a iniciativa. O sistema é capaz de suprir o consumo de água potável de 700 pessoas por ano. Além disso, o grande diferencial é a sua simplicidade, que com um treinamento básico permite à população replicar o sistema em municípios vizinhos, tendo com isto um alcance ainda maior ao bem estar da população na região.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com