Cidades

Presidente da Câmara de Ipatinga visita CEBUS

Ley do Trânsito conheceu de perto o programa de reabilitação de animais e reafirmou a sua importância para Ipatinga e região

IPATINGA – O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Ley do Trânsito, visitou o Centro de Biodiversidade da Usipa (CEBUS), em Ipatinga, para conhecer de perto o Programa de Reabilitação da Fauna Sem Lar. O convite foi feito pelo veterinário Lélio Costa e Silva, responsável técnico pelo zoológico, com o objetivo de apresentar o programa e discutir a importância da preservação ambiental.

FAUNA SEM LAR

O Programa de Reabilitação da Fauna Sem Lar tem como finalidade proteger a vida selvagem e promover a conservação ambiental em Minas Gerais. De acordo com a Usipa, em 2023, o programa recebeu 428 animais: 315 foram reabilitados, 113 não resistiram, 104 retornaram à natureza, 73 foram transferidos para outras instituições e 136 ainda estão em tratamento. Animais não aptos para reintegração à natureza são encaminhados para abrigos permanentes.

DEMANDAS

Durante a visita, várias demandas foram discutidas em relação ao programa, incluindo a importância de uma reforma em parte da estrutura do local e a viabilidade de projetos que fortaleçam o bem-estar dos animais que são resgatados.

Lélio Costa e Silva, responsável técnico pelo CEBUS e pelo acompanhamento e tratamento dos animais, afirmou que o Zoológico da Usipa desempenha um papel crucial ao abrigar uma parte considerável desses animais, em colaboração com outras entidades estaduais, tais como Mantenedores de Fauna, Criatórios e várias outras instalações zoológicas. “Realizamos um trabalho de reabilitação, devolvendo à natureza os animais que apresentam condições de sobreviver. A participação do poder público é fundamental para conhecer e apoiar ações que beneficiam nosso meio ambiente e comunidade. Para mantermos esse trabalho, necessitamos da colaboração de todos e estamos sempre abertos para receber visitas”, disse ele.

Ley do Trânsito convidou a comunidade a conhecer o CEBUS e o trabalho realizado pelo programa de reabilitação da fauna. “Convido a todos para conhecerem o CEBUS e verem de perto o trabalho que é realizado aqui. É um trabalho importantíssimo para a preservação da nossa fauna e flora.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com