Cultura

3ª edição do Curta Vitória a Minas divulga selecionados

BH – A terceira edição selecionou histórias vindas de Ibiraçu, João Neiva e Colatina, no ES, e de Conselheiro Pena, Governador Valadares, Belo Oriente, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Nova Era e João Monlevade, em Minas Gerais.

Dez moradores de municípios do entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas viverão uma experiência de cinema! O Instituto Marlin Azul divulgou o resultado do Concurso de Histórias que viram filmes do Curta Vitória a Minas III. Os autores selecionados aprenderão noções básicas sobre a linguagem e as técnicas audiovisuais, gravarão os curtas-metragens com o envolvimento da comunidade e exibirão as obras numa telona de cinema durante sessões abertas e gratuitas nas cidades onde vivem.

A terceira edição recebeu 223 inscrições. Moradores de 25 cidades capixabas e mineiras podiam enviar histórias reais ou inventadas para o concurso. Foram escolhidas histórias vindas de Ibiraçu, João Neiva e Colatina, no Espírito Santo, e de Conselheiro Pena, Governador Valadares, Belo Oriente, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Nova Era e João Monlevade, em Minas Gerais.  O resultado está disponível abaixo e no site https://curtavitoriaaminas.com.br/.

HISTÓRIAS

A Comissão de Seleção utilizou critérios como o grau de originalidade do texto e o interesse gerado pelo tema para a escolha das histórias. A terceira edição reúne um conjunto diversificado de assuntos, abrangendo ficções e documentários. São temáticas como as lendas e as crenças populares; a valorização das festas e tradições culturais; o resgate e o fortalecimento dos valores comunitários como a solidariedade, o senso de coletividade e os laços de convivência.

A coletânea traz histórias ligadas à luta e à resistência de negras e negros na preservação das memórias e das raízes quilombolas além de temas como a identidade, o empoderamento e o protagonismo da mulher negra. A edição reúne ainda lembranças de carnavais antigos; causos de pescadores; histórias assombradas; disputas de terra entre proprietários rurais e uma divertida viagem de trem e de kombi de uma família que sai do interior de Minas Gerais em direção às praias do Espírito Santo.

Os selecionados

Nome: Otávio Luiz Gusso Maioli

História: Trilhando entre as Cercas

Cidade/Estado: Ibiraçu (ES)

Nome: Wagner Henrique Rosa

História: Morro do Cruzeiro, Nosso Quilombo

Cidade/Estado: João Neiva (ES)

Nome: Marisa Almeida da Silva

História: A Casa Sinistra

Cidade/Estado: Colatina (ES)

Nome: Marcia Cristina Candido Cruz

História: Um Rio de Histórias

Cidade/Estado: Conselheiro Pena (MG)

Nome: Pedro Vinícius Siqueira Batista

História: Os Amigos da Água

Cidade/Estado: Governador Valadares (MG)

Nome: Mauro dos Santos Junior

História: Boi Balaio

Cidade/Estado: Belo Oriente (MG)

Nome: Luzia de Resende Mendes

História: O Pássaro

Cidade/Estado: Ipatinga (MG)

Nome: Ana Paula Gonçalves Pires

História: O Trem, a Farofa, a Kombi e a Família Constantino

Cidade/Estado: Coronel Fabriciano (MG)

Nome: Sandra Maura Coelho

História: Revelações de Carnaval

Cidade/Estado: Nova Era (MG)

Nome: Alexandra Mara Felipe Fernandes

História: Me disseram que Sou Negra

Cidade/Estado: João Monlevade (MG)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com