Cidades

Contra arboviroses, centros de saúde da regiã ficam abertos no carnaval

Veja funcionamento nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo durante o carnaval

IPATINGA – Em meio às festividades do Carnaval, as principais cidades do Vale do Aço vão manter abertas as unidades de saúde para atendimento aos casos de arboviroses (dengue, zika e chicungunya).

Em Ipatinga, durante o feriado, a Policlínica Municipal estará de plantão, atendendo exclusivamente das 7h às 21h, de 10 a 14 de fevereiro.

A Unidade Sentinela, que funciona junto à UPA24h, também estará operando nos dias 12, 13 e 14, das 7h às 21h, para garantir assistência aos casos emergenciais. Por sua vez, a Unidade de Hidratação localizada na UBS do Cidade Nobre estará disponível no mesmo horário para receber pacientes suspeitos de dengue e chikungunya.

Para agilizar diagnósticos, o Laboratório Municipal realizará coleta de exames de Sorologias para Dengue e Chikungunya, bem como RT-PCR Arboviroses nos dias 12, 13 e 14, das 7h às 11h. Os demais exames serão retomados a partir de quinta-feira, 15 de fevereiro.

Ainda em Ipatinga os serviços essenciais permanecerão operacionais: Defesa Civil, Limpeza Urbana, cemitérios, Vigilância e Agentes de Trânsito, Hospital Municipal, UPA e SAMU manterão seu expediente para garantir a segurança e bem-estar da comunidade.

As escolas municipais seguem calendário próprio da Secretaria Municipal de Educação.

TIMÓTEO

Em Timóteo, a Prefeitura publicou o Decreto Municipal nº 5.291 que estabelece o funcionamento do Centro de Saúde João Otavio (Unidade de Referência para Atendimento às Arboviroses) localizado no bairro Olaria, nas próximas segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14) em função da alta demanda de pessoas que buscam atendimento com suspeita por dengue e chikungunya. Nesses três dias a unidade funcionará de 8h às 18h. O Município decretou situação de emergência em função do surto epidêmico em 7 de dezembro de 2023.

As demais repartições públicas da Prefeitura de Timóteo não terão expediente nos dias de Carnaval, voltando ao seu funcionamento normal na quinta-feira, dia 15 de fevereiro. 

A coleta de lixo domiciliar funcionará normalmente entre segunda e quarta-feira seguindo a rota previamente determinada pela Subsecretaria de Serviços Urbanos e que já é de conhecimento da população. Já o recolhimento de materiais recicláveis estará suspenso nos três dias de feriado e serão retomados na quinta-feira.

As equipes de varrição, capina e roçada, por sua vez, também trabalharão normalmente na segunda (12) e na quarta-feira (14), folgando na terça-feira de carnaval.

O atendimento às emergências e urgências médicas será feito pelo Hospital Municipal de Timóteo (antigo Hospital e Maternidade Vital Brazil), localizado no bairro Timirim, e pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro, no bairro Primavera. Os dois equipamentos funcionam em plantão de 24h, todos os dias da semana.

Os serviços dos cemitérios e Terminal Rodoviário não são interrompidos por terem caráter permanente. A Defesa Civil de Timóteo mantém plantão 24h por meio do Whatsapp (31) 9 9918 2751. Em caso de sinistros, a Polícia Militar (190) e o Corpo de Bombeiros (193) também podem ser acionados.

FABRICIANO

A Prefeitura de Coronel Fabriciano decretou ponto facultativo nas repartições públicas na próxima segunda, 12/2, e quarta-feira, 14/2. Portanto, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, de segunda à quarta-feira de cinzas, não haverá expediente administrativo nas repartições públicas municipais (Decreto 8493/2024).

Durante o feriado, são mantidos os serviços essenciais como a vigilância patrimonial, fiscalização e serviços de urgências e emergências de saúde.

Pacientes em situação de urgências e emergências médicas devem procurar a UPA 24h, no bairro Silvio Pereira II. O Hospital Dr. José Morais e o SAMU 192 também funcionarão normalmente.

No Carnaval, os serviços de coleta de lixo domiciliar, varrição e capina, ecoponto funcionarão normalmente, conforme o calendário semanal.

O expediente nas repartições públicas será retomado na quinta-feira, 15 de fevereiro.

As aulas na rede municipal também retornarão na quinta-feira, 15 de fevereiro, conforme o calendário escolar.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com