Cultura

Filme sobre desaparecimentos vence festival internacional

Curta “Desova” foi exibido em festival de cinema político da Argentina

BRASÍLIA – O filme curta-metragem “Desova”, que fala sobre desaparecimentos forçados na Baixada Fluminense, venceu, nesta semana, o 12º Festival Internacional de Cine Político (Ficip), em Buenos Aires, na categoria Melhor Curta. Finalizado em 2022, foi a primeira exibição pública da produção.

Dirigido e roteirizado por Laís Dantas e produzido pela Quiprocó Filmes, “Desova” retrata as consequências na vida de mães que perderam seus filhos nessa situação, ainda recorrente na região. A produção foi apresentada pelo Fórum Grita Baixada e viabilizada por uma emenda parlamentar de 2020, do então deputado federal Marcelo Freixo.

O trabalho também incluiu a pesquisa Mapeamento Exploratório sobre Desaparecidos e Desaparecimentos Forçados em Municípios da Baixada Fluminense, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Aos 28 anos, Laís é cria de Duque de Caxias, na Baixada, e já assinou a direção de projetos no Canal Brasil, Instagram, Porta dos Fundos, Quebrando o Tabu e Instituto Marielle Franco. Entre eles, a direção de fotografia do curta “A Mulher do Fim do Mundo”, dirigido por Geo Abreu; do mini-doc “Respeita Nosso Sagrado”, dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa; e do longa “Rio, Negro”.

A jovem cineasta explica que “Desova” busca compreender as dinâmicas do desaparecimento forçado de pessoas, que incluem técnicas do Estado de desaparecer com corpos, bem como a tentativa de mães e familiares das vítimas em lidar com esse trauma, por meio da criação de grupos e coletivos de apoio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com