Cultura

Polonesa e austríaco levam Nobel da Literatura

BRASÍLIA – Os prêmios Nobel da Literatura de 2018 e 2019 foram atribuídos à polonesa Olga Tokarczuk e ao austríaco Peter Handke, respectivamente. O anúncio foi feito hoje (10), em Estocolmo.

O Nobel de 2018 foi igualmente anunciado nesta quinta-feira depois de, no ano passado, ter sido cancelada a entrega deste prêmio após um escândalo de abuso sexual e crimes financeiros que afetou a Academia sueca.

Olga Tokarczuk junta-se, desta forma, à minoria de mulheres agraciadas com este prêmio literário. Desde 1901, um total de 116 escritores – dos quais apenas 15 são mulheres – foram distinguidos com o Nobel da Literatura.

Este foi o quarto dos seis prêmios mais cobiçados do mundo a serem distribuídos. Resta o Nobel da Paz, que revelará a pessoa a ser premiada amanhã (11), e o Nobel da Economia que será anunciado em 14 de outubro.

A PREMIAÇÃO

O último vencedor do Nobel de literatura, em 2017, foi Kazuo Ishiguro, nipo-britânico que chegou como azarão e é autor de livros como Os Vestígios do Dia e Não me Abandone Jamais. O prêmio para cada vencedor é um diploma, uma medalha e 9 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 3,7 milhões.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com