Cultura

Vem aí a segunda edição do Teatro para Bebês

Iniciativa do DaMa Espaço Cultural promove inclusão de bebês, de zero a três anos, como público principal de atividades culturais de artes cênicas

IPATINGA – A primeiríssima infância ganha destaque nas atividades da segunda edição do projeto Teatro para Bebês, que entra em cena a partir desta semana no Vale do Aço. Despertar um outro olhar para as experiências, sensações e vivências de bebês de zero a três anos é a proposta do projeto que o DaMa Espaço Cultural realiza, por meio de workshops e apresentação de espetáculos.

A primeira edição do projeto foi realizada em 2022. A iniciativa inédita no Vale do Aço foi bem aceita pelo público. Pais, cuidadores, professores, profissionais da saúde, além do público em geral, se encantaram com as possibilidades apresentadas nas atividades realizadas. A segunda edição do Teatro para Bebês é viabilizada pelo patrocínio da Usiminas, Valemassa e Pedreira Um Valemix, utilizando os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com realização do Governo de Minas Gerais e DaMa Espaço Cultural.

De acordo com Daniela Alves, atriz e produtora do projeto, trata-se de uma tendência promovida em grandes centros, como São Paulo, e em alguns países da América do Norte e Europa, nas quais as atividades possibilitam descobertas sobre o universo do bebê e suas sensações, que refletem o acalento, a segurança, o aconchego e calor humano. “O mundo novo que se vislumbra e acima de tudo, o grande desejo dos bebês pela descoberta, nas experiências sonoras, nas cores e diferentes aromas promovem uma experiência magnífica com os pequenos”, destaca a atriz.

WORKSHOPS E ESPETÁCULOS

As primeiras atividades da segunda edição começam nesta semana. Timóteo recebe o workshop Teatro para Bebês na quinta-feira (27 de junho), que promove um momento de trocas entre cuidadores e seus pequenos. Facilitando o encontro com musicalidade e propostas de jogos teatrais simples, o workshop propõe uma reflexão coletiva sobre possibilidades de criarmos conexões profundas através da música, da literatura e das artes visuais.

Carregadores ergonômicos, babywearing, sling e/ou canguru entram em cena no workshop de danças circulares que acontecem no sábado (29/06) no Centro de Memória Usiminas, localizado no bairro Castelo, em Ipatinga. A proposta é que a proximidade dos corpos, as histórias, as músicas, sejam estímulos para que os bebês associem o ato de ouvir histórias a momentos de prazer, de relaxamento e de afetividade, desenvolvendo habilidades de escuta, atenção e memória.

No dia 02 de julho as creches Primavera, Cachoeirinha e Eva Eulália, localizadas em Timóteo, recebem o espetáculo Regalos, onde efeitos sonoros, palavras poéticas e movimentos coreográficos que revelam a pureza das descobertas da primeiríssima infância. No elenco Daniela Alves, Junio Endrik, Leila Cunha e Mari Antonaci, com direção musical de Júnio Hendrik e direção artística de Claudinei de Souza. 

QUATRO ELEMENTOS

Os quatro elementos da natureza formam a base da pesquisa de cena de Regalos. A peça tem uma paisagem sonora cuidadosamente pensada para estimular a audição e utiliza instrumentos alternativos como cabaças, chocalho de sementes, tambores oceânicos, apitos, percussão corporal, além de instrumentos tradicionais: violão, tambor e voz. A escolha de materiais de cenário e adereços privilegia texturas naturais como madeira, algodão, pedrinhas e água.  Ao final os bebês se surpreendem com bolhas de sabão gigantes e o espetáculo se transforma num convite para uma grande diversão.

Para o workshop e danças circulares as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone (31) 99350 2345, com Mariana.

SERVIÇO

Teatro para Bebês – Ano II

Workshop Teatro para Bebês*

27/06/2024 às 18h

Local: Pedreira Um Valemix – R. Bahia 917 – Cachoeira do Vale – Timóteo/MG

Workshop Danças Circulares*

29/06/2024 às 16h

Local: Centro de Memória Usiminas – Rua Antares, Bairro Castelo, Ipatinga/MG

*Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone (31) 99350 2345, com Camila.

Espetáculo Regalos

02/07/2024

7h30 – Creche Primavera 

10h – Creche Cachoeirinha

13h30 – Creche Eva Eulália

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com