sábado, setembro 14, 2024
Google search engine
InícioCulturaTimóteo tem desempenho inédito no Programa ICMS Cultural

Timóteo tem desempenho inédito no Programa ICMS Cultural

Desabilitado no Programa do Governo do Estado em 2018, Município tem crescido ano a ano

TIMÓTEO – O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), autarquia do Governo do Estado de Minas Gerais que atua como uma espécie de agência regulamentadora da política setorial do patrimônio cultural divulgou o resultado provisório de desempenho dos municípios habilitados no Programa ICMS Cultural. Trata-se da avaliação anual das ações e projetos que os gestores municipais desenvolveram em prol da valorização, conservação e preservação do patrimônio material e imaterial, em conformidade e cumprimento das determinações e exigências da legislação afeta ao tema.

De acordo com o resultado divulgado, o Município de Timóteo demonstrou um desempenho acima da média, com crescimento de 227% superior em relação ao anterior, numa pontuação que evoluiu de 3,65 pontos no exercício 2020-2022 para 8,30 pontos para o exercício 2021-2023, respectivamente referente às ações de proteção patrimonial.

Para o presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Timóteo, professor Cláudio Gualbertto, o resultado espelha um conjunto de ações de potencialização de desempenho do Município no programa estadual e que amplia a captação de recursos para o setor. Cláudio Gualbertto frisou como fatores decisivos para esse incremento do desempenho do município, a ativação e regularidade do funcionamento do Conselho do Patrimônio; a instituição de uma legislação municipal que era inexistente até 2018; o Registro de Manifestações como Patrimônio Imaterial da Corporação Musical Santa Cecília; a abertura do processo de registro das manifestações congadeiras que está em tramitação; e o Tombamento na esfera municipal do Forno Hoffmann. O processo agora precisa ser validado nas esferas estadual (IEPHA) e federal (IPHAN).

Sobre o Programa ICMS Cultural

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa do Governo do Estado de Minas Gerais, de incentivo à preservação do patrimônio cultural, por meio de repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais com ações e projetos locais relevantes.  O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos municipais. O IEPHA-MG oferece aos municípios por meio das rodadas regionais orientações sobre as políticas de preservação, como a Deliberação Normativa do CONEP que estrutura um sistema de análise da documentação apresentada pelo município participante do programa ICMS Patrimônio cultural.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments