Cidades

Temporal na madrugada arrasa bairros de Fabriciano

(Fotos: André Almeida)

 

FABRICIANO – Uma tromba d’água de aproximadamente uma hora arrasou com vários bairros de Coronel Fabriciano na madrugada de ontem (27). Diversas famílias perderam todos os seus bens e desabamentos foram registrados. De acordo com a Defesa Civil, foi o pior temporal que o município registrou desde a enchente de 1979.
Logo na chegada da cidade, os estragos eram visíveis no bairro Caladinho. A avenida Tancredo Neves ficou completamente tomada pela lama e, mais tarde, pela poeira, quando o tempo esquentou e secou o barro.

À frente, na altura do JK, mais lama e na avenida Magalhães Pinto, tradicional ponto de alagamento, a força da água fez com que casas e diversos tipos de empresas fossem tomadas. A limpeza dos estabelecimentos durou o dia todo e o trânsito precisou ser desviado para as ruas paralelas à avenida, já que a via se manteve congestionada a maior parte do tempo.

MAIS ATINGIDOS
Contudo, os maiores estragos, segundo a Defesa Civil da cidade, foram registrados nos bairros Surinan, Caladão, São Vicente, Alipinho e Santa Cruz, onde a cheia do Ribeirão Caladão fez com que casas fossem invadidas durante a madrugada.

Nos locais, foram registradas quedas de energia e vários imóveis foram condenados. No Alipinho, sete casas foram notificadas durante a madrugada e os moradores tiveram que deixar as residências. Segundo Irnac Valadares, coordenador da Defesa Civil de Coronel Fabriciano, desde o início das chuvas na cidade, foram 280 notificações recebidas pelo órgão e outras 75 encaminhadas ao Corpo de Bombeiros. A cidade ainda possui 71 pessoas desalojadas e nenhum desabrigado.

Dentre ações emergenciais realizadas pela Prefeitura estiveram a limpeza das ruas com uso de carros-pipa; disponibilização de caminhões para fazer a mudança das famílias desalojadas; desobstrução de vias; retirada de 12 caminhões com móveis e pertences de moradores; desobstrução de caixas coletoras; recolhimento de entulho; recolhimento de 20 árvores que tombaram e atrapalharam o trânsito; e corte de 15 árvores que ofereciam risco à população.

PREJUÍZOS

Nesta sexta, na rua Santana, no bairro Caladão, a parede de uma casa caiu sobre a perna da moradora da residência, que foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros da cidade. Ela se feriu sem gravidade e foi levada para a casa de vizinhos.

Nas ruas Alípio José da Silva e Vantuil Apolônio Alves, no Surinan, o estrago foi tamanho que, ao longo da manhã de sexta-feira, os moradores das casas invadidas no bairro usaram a rua para deixar os móveis perdidos durante a enxurrada. Como resultado, várias barricadas de eletrodomésticos, alimentos e outros aparelhos que se tornaram entulhos foram montadas na entrada do bairro, o que impediu a passagem de veículos. Durante a tarde, carros da Prefeitura Municipal foram até o local recolher os pertences.

O casal Claudemir Humberto e Gilvânia Moreira, moradores da localidade, relataram o episódio. Segundo eles, por volta da meia noite, a chuva começou a cair e, rapidamente, o Ribeirão Caladão encheu, invadindo as casas das margens. “Nós perdemos dois guarda-roupas, um sofá e a televisão”, enumerou Gilvânia, que mora no local há 12 anos e disse nunca ter visto tanta chuva.

Com a inundação, o nível da água nas casas do Surinan ultrapassou um metro de altura e surpreendeu os moradores por conta da velocidade. A dona de casa Maria Aparecida Domingos contou que, de todos os seus bens, conseguiu salvar apenas os documentos pessoais, situação parecida com o funcionário público Raimundo Marques da Silva, que viu seu barraco ser destelhado pela força dos ventos. Ele contou que perdeu uma geladeira, uma televisão, uma mesa com quatro cadeiras e uma máquina de lavar, além da compra do mês. “O pior é que estou de férias e não tenho dinheiro”, disse.

CAUSAS
Segundo Irnac Valadares, a cheia do rio Piracicaba contribuiu para o transbordo do ribeirão Caladão e foi a causa das enchentes de ontem. “Foram mais de 150 milímetros de chuva. Isso dificultou a vazão”, afirmou.

Irnac ainda alertou que apenas 5% do terreno da cidade é plano e que há muitas construções de imóveis em barracos, sem projetos de engenharia adequados. “Pedimos reforço para a Defesa Civil Estadual, com ajuda humanitária e reforço de efetivo”, disse. Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura também iniciou uma campanha de arrecadação de donativos para as famílias vítimas das chuvas. Interessados em ajudar devem deixar suas doações no Salão Paroquial, no Centro, e na Paróquia Santo Antônio, no distrito de Melo Viana. Entre os principais itens recolhidos estão alimentos, roupas, materiais de limpeza e higiene pessoal, remédios, colchões, cobertores e outros itens. Na Paróquia Santo Antônio também está sendo realizado cadastro para que as famílias que possuem criança possam receber leite.

Junto aos donativos, a Prefeitura também vai entregar a cada família um kit de higienização contendo cartilha com orientações sobre os cuidados importantes na limpeza da residência, dos móveis, da higienização dos utensílios domésticos e sobre a prevenção de doenças. No kit, também estão disponíveis luvas, hipoclorito de sódio, para descontaminação da água de consumo humano, e sachê com sais de hidratação oral, para ingestão em casos de vômito e diarreias.


Moradores do Surinan colocaram na rua os móveis perdidos durante a chuva, formando “barricadas” na via

 


Casa desabou na rua Vantuil Apolônio Alves; proprietária saiu e deixou tudo para trás

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com