Cidades

SAMU de Ipatinga conclui renovação da frota de ambulâncias

Em 2019, o serviço realizou 10.991 atendimentos no município

IPATINGA – O Ministério da Saúde encaminhou mais uma ambulância do SAMU para Ipatinga, atendendo as demandas do município. Com a chegada do veículo, a Prefeitura de Ipatinga concluiu em menos de dois anos a renovação da frota empenhada em ocorrências do Serviço de Atendimento Médico de Urgência na cidade.

A frota do SAMU de Ipatinga conta com três ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado. Em 2019, o serviço realizou 10.991 atendimentos com o envio de ambulância, outros 22.804 foram por telefone sem envio de ambulâncias. São situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica, entre outras.

O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é prestar o atendimento aos pacientes sendo estes de casos clínicos ou trauma que necessitam de uma intervenção rápida devido a urgência ou  emergência, estes pacientes são atendidos e em caso de necessidade encaminhados as unidades de referência como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

TROTES

Os problemas com trotes são enfrentados pelo SAMU desde a sua implantação no município. No entanto, o serviço registrou uma queda de 37,8% no número de ligações falsas em 2019 (2.488), em comparação com o ano de 2018 (4000). A queda no número de trotes se deve especialmente ao trabalho de conscientização junto aos alunos da rede municipal de ensino com o projeto “SAMU nas Escolas”, avalia a Secretaria de Saúde.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com