Cidades

Riquezas minerais serviram para instalar as siderúrgicas

IPATINGA – A riqueza mineral existente nas terras de Minas Gerais foi descoberta por W. L. Von Eschwege, ainda no século XIX. O Barão de Eschwege observou a frequência de minério de ferro nas cadeias de montanhas muito próximas dos cursos d’água. Foram os estudos dele que impulsionaram a exploração do carvão vegetal na região.

A ordem para a construção da Acesita partiu do presidente Juscelino Kubitschek. Em 31 de outubro de 1944, foi implantada a Aços Especiais Itabira, chamada de Acesita, para construir uma usina de aços especiais sob a tutela dos engenheiros os Amynthas Jacques de Moraes, Percival Farqhuar e Athos de Lemos Rache.
Já em 1956 os primeiros passos para a instalação da Usiminas são dados, e no dia 25 de abril foi lavrada a escritura pública de criação da siderúrgica. Passados dois anos, em 16 de agosto de 1958, as obras iniciais de construção da Usina Siderúrgica Intendente Câmara.

ENTORNO
Entre a instalação da Acesita e da Usiminas, outras importantes plantas siderúrgicas também foram criadas no estado mineiro, como a Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, cuja unidade foi instalada em João Monlevade e entrou em operação em 1937.

Pouco antes da Usiminas, em 1952, começou a ser construída em Belo Horizonte a Mannesmann S/A. A empresa, de capital alemão, teve o início da sua produção em 1954.
As duas siderúrgicas criadas na década de 50 são fruto do plano de Metas idealizado pelo presidente Juscelino Kubitschek para industrializar o estado segundo o que pedia à época a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e Sociedade Mineira dos Engenheiros.

INAUGURAÇÃO
O evento de cravamento da estaca inicial da Usiminas aconteceu em 16 de agosto de 1958 e contou com a presença das principais personalidades políticas envolvidas no processo de decisão final de realização da Usiminas – o presidente da República, Juscelino Kubitschek, o governador de Minas, Bias Fortes, o embaixador japonês no Brasil Yoshiro Ando.

Passados mais de quatro anos, em 26 de outubro de 1962 é inaugurada a Usina Intendente Câmara com o acendimento do Alto-Forno 1. Naquele dia o presidente João Goulart esteve em Ipatinga e ao lado do engenheiro Amaro Lanari Júnior acenderam o alto-forno.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com