Cidades

Usiminas é força propulsora do desenvolvimento social

Na semana passada, foi entregue à população a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do HMC: referência para mais de 785 mil habitantes da região

IPATINGA – A história da Usiminas em Ipatinga é marcada por importantes investimentos sociais que permeiam entre ações voltadas para cultura, meio ambiente, saúde e educação. O objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade de vida, a preservação do meio ambiente, a inclusão social da cidade e também para o desenvolvimento de outras comunidades da região. Esse compromisso é expresso por meio da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e pelo Instituto Cultural Usiminas, que desenvolvem ações e promovem iniciativas diversas para a população.

A FSFX foi instituída pela Usiminas para gerenciar seus projetos de infraestrutura em saúde e educação. Atuando desde 1969, a Fundação administra o Hospital Márcio Cunha (HMC), o Centro de Odontologia Integrada (COI), o Colégio São Francisco Xavier e a Operadora de Planos de Saúde, que são referência nacional em qualidade.

Na semana passada, foi entregue à população a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do HMC. Referência para mais de 785 mil habitantes da região, o hospital recebeu investimentos da ordem de R$ 28,5 milhões, que reforçam o compromisso da Usiminas com a região. “A Usiminas não apenas instituiu a Fundação São Francisco Xavier, como também se tornou sua principal cliente na área de serviços de saúde. A partir dessa parceria, a Fundação conseguiu se desenvolver e realizar investimentos capazes de ampliar o alcance de sua atuação na comunidade. Este é um exemplo de parceria social e economicamente sustentável e que expressa o compromisso da Usiminas em contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde está presente. Além de trabalharmos dia após dia na melhoria da eficiência industrial de nossas usinas, contribuímos para que a Fundação continue a expressar o interesse de toda a sociedade, a partir da visão social da Usiminas nos campos da saúde, educação e cultura”, reforça Julián Eguren, presidente da Usiminas.

HOSPITAL MÁRCIO CUNHA
O Hospital Márcio Cunha é referência em atendimentos de alta complexidade e prestação de serviços nas áreas de ambulatório, pronto-socorro, internação e serviços de diagnóstico. A entidade foi o primeiro hospital do Brasil a obter o Certificado de Acreditação com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com duas unidades em Ipatinga, além de uma infraestrutura exclusiva para pacientes oncológicos, o HMC é hoje o 3º hospital de Minas Gerais em número de internações pelo SUS. O Plano Diretor de obras segue agora com uma segunda etapa, que será concluída em 2015. No total, serão R$ 42,7 milhões em investimentos.

Já o Centro de Odontologia Integrado foi criado em 1981 e oferece assistência odontológica para a comunidade, em um universo de mais de 75 mil pessoas ao final de 2012, incluindo programas preventivos de saúde bucal.

COLÉGIO SÃO FRANCISCO
Também pioneiro, o Colégio São Francisco Xavier formou gerações de profissionais e cidadãos que hoje contribuem com o país nos campos da ciência e da política, nas áreas social e empresarial. Foi o primeiro colégio do país a alcançar a certificação de seu Sistema de Gestão da Qualidade para Instituição de Educação de níveis Fundamental e Médio, segundo as Normas ISO. Recentemente, o colégio incorporou cursos técnicos e mantém um programa de concessão de bolsas de estudo para a comunidade.

INSTITUTO CULTURAL USIMINAS
O Instituto Cultural Usiminas foi criado em 1993 com o objetivo de sistematizar e gerir os investimentos do grupo Usiminas em Cultura, assim como definir e planejar a sua política cultural e linhas de atuação. Em 20 anos, a Usiminas patrocinou mais de 1.800 projetos, todos com a gestão do Instituto e por intermédio das Leis de Incentivo à Cultura e ao Esporte. Em Ipatinga, o Instituto administra dois importantes espaços culturais: o Centro Cultural Usiminas e o Teatro Zélia Olguin.

Uma das iniciativas do Instituto é o Circuito Cultural Usiminas que levou uma extensa programação cultural para Ipatinga no início de abril. As atividades foram oferecidas de forma inteiramente gratuita para a população da região durante quatro dias e cerca de 5 mil pessoas participaram das atividades. Ao todo foram 12 atrações, totalizando 15 apresentações e diversos artistas envolvidos.

SALÃO DO LIVRO

Entre os dias 8 e 12 de maio, será realizado no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, o Salão do Livro Vale do Aço. Em sua 7ª edição, o maior evento literário do Leste mineiro traz uma programação diversificada e gratuita para a população, com espetáculos teatrais, contação de histórias, cineminha literário e a tradicional feira de livros, com lançamentos e debates. O objetivo é incentivar o hábito de leitura e contribuir para a aproximação de crianças, jovens e adultos com o mundo da literatura. O projeto, que surgiu de uma parceria entre Usiminas e Câmara Mineira do Livro para promover a interiorização da iniciativa, é patrocinado pela empresa desde sua primeira edição e já recebeu mais de 140 mil pessoas.

Além de eventos relevantes, a área de Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas desenvolve, desde 2003, programas de formação para artistas, professores e estudantes das instituições de ensino de todo o Colar Metropolitano do Vale do Aço, residentes em 26 municípios da região. As atividades acontecem durante o decorrer do ano e contam com uma equipe de profissionais especializados em arte e educação. Em 2012, cerca de 38 mil pessoas foram beneficiadas com os projetos realizados como as séries “Espetáculos Didáticos”, “Sarau Literário” e “Visitas Teatralizadas”.

PROJETO XERIMBABO
Já em relação ao meio ambiente, a Usiminas desenvolve em Ipatinga o Projeto Xerimbabo. A iniciativa se destaca como uma das maiores exposições de educação ambiental do Brasil, já recebeu mais de 2 milhões de visitantes de diversas partes do país. Realizado no Cebus, em Ipatinga, o Xerimbabo possui uma metodologia abrangente e sequencial. Todo o trabalho inicia-se com o envio de uma correspondência às instituições de mais de 110 cidades brasileiras e culminam com a exposição, que já é realizada na cidade há quase 30 anos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com