Cidades

Prefeitura inaugura o Centro de Especialidades Médicas (CEM) Dr. José Riscala Albeny

Dentro da programação dos 74 anos de Coronel Fabriciano, a Prefeitura entregou à população o maior centro clínico de medicina especializada do Leste Mineiro

O Centro de Especialidades Médicas (CEM) Dr. José Riscala Albeny ocupa mais de 2,6 mil m² foi construído na Avenida Maanaim, em terreno próprio da Prefeitura, em frente à UPA. A obra foi realizada em tempo recorde (13 meses) e foram investidos cerca de R$ 11 milhões na parte estrutural e mais R$ 2,5 milhões em mobiliário, sistema de ar condicionado, identidade visual, sinalização e equipamentos.

São mais de 25 consultórios multiprofissionais plenamente adaptados com banheiros e lavatórios, vestiários masculinos e femininos que darão privacidade aos pacientes. Um amplo centro cirúrgico será utilizado por toda a rede para cirurgias de baixa complexidade (pequenas cirurgias).

CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO

A solenidade concorrida teve a presença do Secretário de Estado da Saúde Fábio Baccheretti. Depois de visitar as instalações ele se disse surpreso com o investimento feito pela prefeitura. “É surpreendente ver o que Coronel Fabriciano está fazendo pelo SUS. Isso é gestão de muita qualidade e nós daremos todo o apoio necessário ao funcionamento”, disse.

Também estiveram presentes os deputados Domingos Sávio (Federal), Celinho do Sinttrocel (Estadual) que se comprometeram em enviar recursos para o custeio do CEM; prefeito de Antônio Dias, Ditinho; autoridades das Polícias Civil, Militar e do Judiciário; representantes de entidades e da área saúde (particular e pública) da região; vereadores e família do homenageado Dr. José Riscala Albeny, que deu nome ao CEM.  

VISÃO

A construção do CEM nasceu de um momento de visão do prefeito Dr. Marcos Vinicius, por ocasião da inauguração da UPA, 2 anos e meio atrás. Ao subir ao palco da solenidade, ele viu o terreno que poderia abrigar toda a saúde especializada do município. Seria o maior desafio financeiro da gestão, que até então não havia investido tão alto.

“Nós guardamos centavo por centavo. Juntamos o dinheiro e só então eu autorizei o início das obras. Não houve paralisação um dia sequer. Não houve aditivos nem falta de recursos. Hoje estamos entregando à população uma obra 100% paga com recursos próprios sem nenhuma dívida. Estamos felizes”, disse.

AVANÇO

O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, disse que a entrega do CEM é a concretização da universalização do SUS na cidade, permitindo ao cidadão ter pleno atendimento em todas áreas. “Fortalecemos a atenção básica, o Hospital José Maria Morais, o SAMU e a UPA. Agora com o CEM, vamos garantir atendimento especializado de qualidade. Já temos os profissionais contratados e os equipamentos para que a população seja bem atendida”, disse.

ESPECIALIDADES

O CEM engloba os seguintes serviços especializados:

·         Consultas médicas e não médicas especializadas

·         Atendimento odontológico especializado

·         Fisioterapia

·        Programas de Saúde (IST Aids, hanseníase, tuberculoses e outras doenças infecto contagiosas), Cirurgias de baixa complexidade

·         Pré-natal de alto risco,

·        Diagnóstico por imagem em cardiologia e Diagnóstico por imagem geral.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com