Nacionais

Pesquisas da XP e PoderData mostram queda na popularidade de Bolsonaro

(DA REDAÇÃO) – Pesquisa nacional PoderData realizada, de 2ª a 4ª feira (29-31.mar.2021), com 3.500 pessoas indica que o momento ruim ainda não passou para Jair Bolsonaro. As taxas de desaprovação ao governo e ao trabalho do presidente seguem em alta. Mas a proporção dos que seguem fiéis ao titular do Palácio do Planalto se mantém estável, na faixa de 1/3 do eleitorado.

O governo Bolsonaro é hoje rejeitado por um recorde de 59% dos eleitores. Essa é a taxa mais alta registrada desde o início da pandemia e quando o PoderData passou a fazer levantamentos regulares, nacionais, a cada 15 dias –o único levantamento dessa natureza no Brasil com essa regularidade.

PIORA NA APROVAÇÃO

Há duas semanas, a taxa era de 54%. Como a margem de erro do estudo é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos, houve realmente uma piora na aprovação do governo federal.

Os que aprovam o governo Bolsonaro eram 32% há duas semanas e agora são 33%, o que indica estabilidade.

Houve redução expressiva dos que dizem não saber responder, que são 8% hoje e eram 14% há 15 dias. Isso é mais um sinal da intensa polarização de opiniões sobre a administração de Jair Bolsonaro: ou as pessoas aprovam (33%) ou desaprovam (59%).

A pesquisa foi feita pela divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é realizada em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 3.500 entrevistas em 541 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

PESQUISA XP

O levantamento realizado pela XP/Ipespe e divulgado na 2ª feira (5.abr.2021) mostra que, a cerca de 1 ano e meio da eleição presidencial de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro permanecem tecnicamente empatados na liderança, mas agora com o petista numericamente à frente.

A pesquisa foi realizada de 29 a 31 de março com 1.000 pessoas em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Lula tem 29% das intenções de voto ante 28% de Bolsonaro. No levantamento anterior, Lula tinha 25%, e Bolsonaro, 27%.

Nas simulações de 2º turno, Lula também está numericamente à frente de Bolsonaro, com 42% a 38%. No último levantamento da XP, feito no início de março, Bolsonaro tinha 41% e Lula, 40%.

REJEIÇÃO

O levantamento também mostra, no mesmo período, a continuidade na trajetória de alta da rejeição ao governo de Jair Bolsonaro. São 48% os que consideram o governo ruim ou péssimo, três pontos percentuais a mais que o levantamento anterior.

Além disso, oscilou de 39% para 27% a proporção dos que veem o governo como bom ou ótimo. A diferença de 21 pontos percentuais entre os que têm avaliação negativa e os que têm avaliação positiva é a maior desde maio do ano passado.

Essa é a segunda rodada da pesquisa divulgada pela XP depois da decisão proferida por Edson Fachin, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), que anulou na últimano dia 8 de março todas as decisões tomadas pela 13ª Vara de Curitiba nas ações penais contra o ex-presidente Lula.

FEVEREIRO

No levantamento de fevereiro, Bolsonaro liderava com folga o cenário eleitoral do 1º turno de 2022. Tinha 28% das intenções de voto, contra 12% de Fernando Haddad. Agora, Bolsonaro está tecnicamente empatado com Lula na 1ª posição.

Os dois são seguidos por Sérgio Moro (9%) e Ciro Gomes (9%). Depois aparecem Luciano Huck (5%), João Doria (3%), Guilherme Boulos (3%) e Luiz Henrique Mandetta (3%).

PODERDATA

As taxas de aprovação (33%) e rejeição (60%) reveladas pelo Ipespe se assemelham aos dados apresentados pelo PoderData, no levantamento realizado de 29 a 31 de março.

A divisão de estudos estatísticos do Poder360 perguntou o que os entrevistados se eles “aprovam ou desaprovam o governo do presidente Bolsonaro”.

O levantamento do PoderData (do dias 29 a 31 de março) mostrou que 59% dos entrevistados “desaprovam”. Já no estudo do Ipespe, 60% fizeram essa afirmação ao serem questionados sobre a maneira de Bolsonaro administrar o país.

Ainda de acordo com a XP, 33% dos entrevistados aprovam a maneira de Bolsonaro administrar o país. Esse foi o mesmo número levantado pelo PoderData.

Caso fossem comparáveis, as taxas estariam cruzadas, dentro da margem de erro dos estudos.

SEGUNDO TURNO

O estudo da XP/Ipespe também consultou os entrevistados sobre um eventual 2º turno entre Bolsonaro e Lula. Nesse cenário, também aparecem empatados na margem de erro: Lula tem 42% das intenções de voto e Bolsonaro, 38%. Mantêm-se o empate registrado na última pesquisa da empresa que mediu 2º turno entre Lula e Bolsonaro, em março de 2021. Na ocasião, o atual presidente tinha 41% contra 40% de Lula.

Em uma das simulações, Lula vence Sergio Moro, 41% contra 36%. Nos outros cenários de 2ª turno, Bolsonaro aparece empatado tecnicamente com Sergio Moro, ambos com 30%, com Ciro Gomes, os dois com 38%, com Luciano Huck, o atual presidente com 35% e o apresentador com 32%. Bolsonaro venceria Guilherme Boulos e João Doria.

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com