Cidades

Movimentos populares se unem contra privatização da água em Ipatinga

No 1° de Maio, sindicatos e entidades populares organizam jornada de luta contra a privatização da água no Vale do Aço

IPATINGA – Para evitar a privatização da água e trazer a população para o debate a respeito do assunto, sindicatos, entidades sociais populares, partidos progressistas e democráticos realizarão no dia 1° de Maio uma Plenária de Lançamento de Lutas contra a Privatização da Água no Vale do Aço. A Plenária será no Sindipa (Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga), à avenida Fernando Noronha, n° 90, no Bom Retiro, às 18 horas.

Segundo o movimento, a articulação pela privatização da água em Ipatinga e na Região Metropolitana do Vale do Aço avança com a implementação da Lei Federal n° 14026/2020. “E isto ocorre na surdina, ou seja, sem debate com a população”, denuncia o movimento contra a privatização da água e do saneamento básico.

“Aqueles que defendem a privatização da água, um bem de interesse humano e um direito fundamental, dizem que privatizar torna a gestão mais eficaz e barata para os seus consumidores.

Não dizem e não informam, porém, que nos últimos 20 anos, 312 cidades, em 36 países, reestatizaram os serviços de água e saneamento. E há muitas outras cidades que discutem, hoje, essa medida. Motivos: encarecimento das tarifas, priorização na venda da água para empresas, manutenção deficiente, pouco investimento na ampliação do atendimento e falta de transparência na gestão dos recursos”, esclarece o movimento contra a privatização da água.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com