Cidades

Ipatinga tem dia D para diagnosticar IST’s

IPATINGA Após realizar ações de prevenção e conscientização nos dias que antecederam o carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) planeja o Dia D para diagnosticar possíveis casos de transmissão do vírus do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) em Ipatinga. A ação acontece no dia 27 de março, de 7h30 às 17h, no Centro de Controle das Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP). O núcleo especializado funciona na avenida Kyoshi Tsunawaki, nº 50, no bairro Cariru.

O evento leva em consideração a janela imunológica de 30 dias após a exposição de risco ao vírus do HIV. O CCDIP agiu anteriormente com a distribuição de panfletos informativos e preservativos para a população nas Unidades Básicas de Saúde e em locais de grande circulação de pessoas na cidade. Os servidores da área de saúde foram inclusive ao encontro de quem iria viajar no carnaval e estava no terminal rodoviário e na estação ferroviária.

TESTE

O teste rápido é feito através de uma punção com agulha no dedo médio da pessoa a ser examinada. No caso de adolescentes menores de 16 anos, é necessário que estejam acompanhados do responsável. É indispensável a apresentação de documento com foto para todos.

O CCDIP realiza esse diagnóstico normalmente às terças, quartas e sextas. Há vagas para oito atendimentos, de acordo com a ordem de chegada. O público é atendido a partir das 13h. O telefone da repartição é o 3829-8559. O teste rápido pode ser feito também nas Unidades Básicas de Saúde do município, mas somente mediante avaliação médica ou do profissional capacitado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com