Esportes

Gramado do Ipatingão será reformado

Gramado do estádio Ipatingão começa a ser recuperado por funcionários da empresa especializada contratada pela Prefeitura    (Crédito JB Reis_ Secom/PMI )


IPATINGA
– A Prefeitura Municipal iniciou os trabalhos de recuperação e manutenção do gramado do Estádio Municipal João Lamego Neto (Ipatingão). Os serviços são executados pela empresa Portal da Serra, a mesma que trabalhou no novo gramado do Estádio Independência, em Belo Horizonte. A previsão inicial é que a primeira etapa da reforma seja concluída em até 60 dias.

Em 2008, a mesma empresa foi contratada para fazer a troca da grama do Ipatingão, substituindo a antiga Batatais pela atual Bermuda TifWay 419. “Nesta fase inicial, serão retirados os ‘corpos estranhos’ do gramado, como pragas, infestação de gramíneas e outros tipos de vegetação que afetam a qualidade do gramado”, explica o secretário adjunto de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Rocha. Além do serviço de reforma, a empresa especializada em gramados esportivos fará, ainda, a manutenção da grama do estádio durante o período de um ano. Os serviços serão custeados com recursos próprios do município.

Diagnóstico feito pela Prefeitura, no início do ano, apontou que para a revitalização do gramado seria necessário realizar um tratamento químico específico para extermínio das pragas. O levantamento técnico apontou também que seria necessário reparar o sistema de irrigação e aeração do solo, que hoje encontra-se totalmente compactado, além do nivelamento do piso do gramado, para posterior adubação e manutenção preventiva.

“Vamos manter a grama Bermuda TifWay 419, que apresenta alta resistência ao pisoteio e rápida recuperação após ocorrência de dano. Esse gramado é usado hoje nos estádios brasileiros que vão sediar jogos da Copa do Mundo no ano que vem e também é utilizada em campos como os da Vila Belmiro, na cidade de Santos (SP) e no Couto Pereira, em Curitiba”, compara Rocha.

Com a reforma do gramado e as obras estruturais, que serão tocadas com recursos provenientes de um convênio com o governo federal, a Prefeitura prevê a liberação do Ipatingão para o início do ano que vem. “O projeto para intervenções pontuais no estádio já está na Caixa Econômica Federal para aprovação”, adianta Fernando Rocha.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com