Cultura

João Bosco e Roberto Menescal são as atrações do Ipatinga Live Jazz

O Ipatinga Live Jazz comemora 15 anos de valorização da música instrumental recebendo dois grandes ícones da Música Popular Brasileira: João Bosco e Roberto Menescal, que se apresentam nos dias 08 e 09 de novembro, respectivamente, no teatro do Centro Cultural Usiminas.
Instituído em 1998 o festival mudou a cena da música instrumental da região do Vale do Aço. Ao longo destes anos recebeu expressivos nomes do cenário nacional e internacional. Marcaram presença nas apresentações do Live Jazz nomes como os de Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Rosa Passos, Leni Andrade, Elza Soares, Ed Mota, Ivan Lins, Francis e Olívia Hime, Guinga, Armandinho Macedo, Leo Gandelman, Toninho Horta, Weber Lopes, Juarez Moreira, Yamandu Costa, Wagner Tiso, Renato Borghetti e vários outros. Do cenário internacional recebeu Stanley Jordan e Madeleine Peyroux.
A principal característica do projeto é a presença constante e marcante de músicos regionais, quer nas apresentações nas jam sessions, bem como nas apresentações no palco. Nomes como os de Rubim do Bandolim, Elizeu Gomes, Jamba Trio, Andressa Moreira, Banda Bricouler, Sóstenes Araújo, Faustino Amarante, Banda do 14º Batalhão da PMMG, Orquestra de Câmara Jovem de Ipatinga, Aliellison Rocha, Casa de Bamba, Vaninho Vieira, João Márcio, Matheus Barbosa, José Moacir, Fábio Monteiro e uma dezena de músicos regionais, marcaram a cena do Ipatinga Live Jazz nestes 15 anos. Alguns destes músicos tocaram ao lado de dois grandes nomes da MPB, Wagner Tiso e Francis Hime, que comandaram grupo formado por músicos regionais em apresentações na décima e décima primeira edição do festival.

JOÃO BOSCO
Nesta edição comemorativa de 15 anos do festival dois ícones da MPB marcam presença. João Bosco é a grande atração do primeiro dia de apresentações, 08 de novembro. A carreira de sucesso desse inigualável compositor, instrumentista e intérprete teve início em 1972, com a gravação de um disco compacto que tinha de um lado a música "Agnus Sei" e do outro lado "Águas de Março", do mestre Tom Jobim. A marca de 40 anos foi comemorada em 2012 com o lançamento do CD e DVD "40 anos depois". A obra reúne sucessos de seu vasto repertório e vários convidados especiais. Também em 2012 o músico foi o grande homenageado do 23º Prêmio da Música Brasileira, maior premiação da música no Brasil. No Ipatinga Live Jazz João Bosco apresenta um show solo, com pérolas de seu repertório como "O Bêbado e a Equilibrista", "Papel Machê", "Jade" e vários outros.

MENESCAL E ANDRÉIA AMORIM
E na segunda noite (9 de novembro) Roberto Menescal e Andréa Amorim comandam as apresentações. Menescal é um dos mais importantes compositores da Música Popular Brasileira. Foi um dos fundadores da Bossa Nova. No Ipatinga Live Jazz apresenta seu mais recente lançamento, o CD "Bossa de Alma Nova", ao lado da cantora Andréa Amorim. No repertório clássicos como Rio, Barquinho, Morte de um Deus de Sal (com Ronaldo Bôscoli) e a inédita Solidão nunca mais, composta em parceria Andréa. Menescal conheceu a pernambucana Andrea Amorim em 2008, no Festival de Inverno de Garanhuns, quando ela interpretava uma música de rock-lírico. O compositor ficou impressionado com a extensão vocal, forte presença de palco e com seu carisma da cantora. Em novembro Menescal recebe, em Las Vegas, o Prêmio da Excelência Musical, do Grammy Latino 2013.

PRATA DA CASA
A prata da casa é presença garantida nas apresentações no foyer e no palco principal. Na primeira noite (08) a jam session do foyer será comandada por Douglas Netto que apresenta-se ao lado de Rodrigo Lélis na bateria, Leandro Martins “Caninha” nos teclados, Dinho Valeriano no Baixo e Nestor Versieux na percussão. No palco, Anderson Nazareth apresenta-se ao lado de Matheus Barbosa nas guitarras e violões, Marcelo Gomes no contrabaixo, Isac Jamba na bateria e Luadson Constâncio no piano e teclados. O músico promete também a presença de outros convidados.
Na segunda noite (09) Plínio Fonseca Grupo abre as apresentações no foyer apresentando-se ao lado de Marcony Marcos no contrabaixo, Alex Damiani na bateria, João Márcio no sax e participação especial da baterista Amanda Barbosa, que vem se destacando no instrumento por sua técnica e musicalidade. Rick Mob Bier y La Cocina del Diablo abre as apresentações no palco principal, com seu blues eletrizante.
O Ipatinga Live Jazz é uma realização de Valéria Altoé. O patrocínio é da Usiminas, apoio do Usicultura, San Diego Suítes e incentivo do Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ingressos para as apresentações podem ser adquiridos na bilheteria do teatro a R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia-entrada estendida a estudantes, professores, menores de 18 e maiores de 60. Informações pelo telefone (31) 3822.3031.
Contatos: Valéria Altoé – Curadoria e Direção Geral – (31) 9988.4108
Marilda Lyra – Assessoria de Imprensa e Produção (31) 8888 1041

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO IPATINGA LIVE JAZZ – EDIÇÃO 2013
08 de novembro 2013
Foyer do teatro
19h30 – Jam Session – Douglas Neto
Palco:
20h30 – Anderson Nazareth Grupo
22h00 – João Bosco
09 de novembro
Foyer do teatro
19h30 – Jam Session – Plínio Fonseca Grupo
Palco:
20h30 – Rick Mob Bier y La Cocina del Diablo
22h00 – Roberto Menescal e Andréa Amorim

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com