Cidades

Feira do Ipatingão abre espaço a produtos orgânicos

IPATINGA – Um projeto piloto de cultivo de hortaliças, verduras e frutas, sem o uso de produtos agrotóxicos, vira mais uma opção de alimentação saudável para os moradores de Ipatinga a partir da próxima segunda feira (24). Alfaces, couves, cheiros verdes, cebolas, repolhos e cenouras, entre outros produtos, que foram produzidos à base de adubo orgânico e protegidos com defensivos naturais, começam a ser comercializados na tradicional Feira de Hortifrutigranjeiro, no estacionamento do Estádio Ipatingão, sempre às segundas e quintas-feiras. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Ipatinga, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e agricultores familiares da região.
A barraca começa a funcionar a partir das 11h. As hortaliças e verduras são cultivadas por agricultores familiares em hortas experimentais formadas nas comunidades de Pedra Branca e Tribuna, em Ipatinga, e no Cocais, na zona rural de Coronel Fabriciano. A diferença em relação às plantações convencionais, onde são adotados inseticidas ou pesticidas químicos, está na qualidade dos produtos, que são mais saudáveis e produzidos sem agressões ao meio ambiente.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), a iniciativa faz parte das políticas de fortalecimento da agricultura familiar e da zona rural de Ipatinga, com objetivo de diversificar a economia e proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas que vivem no campo. Além disso, a agricultura livre de agrotóxicos é também uma questão de segurança alimentar e nutricional, sustentam os técnicos da secretaria.
Durante a feira do Ipatingão, a barraca apoiada pela prefeitura vai comercializar hortaliças, verduras, frutas e, também, produtos de quitandas mineiras, como bolos e biscoitos produzidos pela Associação de Agricultores Familiares de Ipatinga (Aagrifipa). Outra novidade será a venda de palmito pupunha, também cultivado na região e sem a utilização de agrotóxicos, que estará disponível aos consumidores.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com