Cultura

Farroupilha inscreve para Encontro de Parangolés

Grupo Farroupilha abre inscrições para seleção de 35 microprojetos culturais para apresentação em espaços públicos de Ipatinga

IPATINGA – O Grupo de Teatro Farroupilha convida artistas independentes, agentes e grupos culturais para inscrição no Chamamento por Carta Convite, para realização do Encontro de Parangolés, aprovado no Edital de Seleção de Propostas da Lei Aldir Blanc, editado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Inspirado em “Parangolé”, um dos trabalhos mais icônicos do artista plástico Hélio Oiticica, que é considerado um dos maiores nomes da história da arte brasileira. Oiticica destaca que a obra nasceu de “uma necessidade vital de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão”. De acordo com o artista o objetivo é “dar ao público a chance de deixar de ser público espectador, de fora, para participante na atividade criadora”.

Claudiane Dias, atriz e integrante do Grupo Farroupilha, destaca que o Encontro de Parangolés surge com a proposta de reunir trabalhos culturais de diversas áreas, em três dias de atividades. “Teremos três dias de apresentações e a cada dia vamos receber uma média de 12 convidados, buscando com isso o contato e a vivência das artes e a interação entre o artista e o espectador”, avalia a atriz. 

COMO PARTICIPAR E SE INSCREVER

As inscrições encontram-se abertas até as 18h do dia 15 de dezembro de 2021. Podem participar entidades, agentes, artistas independentes e grupos culturais sediados na região do Vale do Aço, mediante inscrição e envio de documentação constante do formulário disponível em linktr.ee/teatro.farroupilha.

Serão selecionados 35 (trinta e cinco) propostas que irão fazer parte do Encontro de Parangolés, previsto para ser realizado em janeiro de 2022, em três espaços públicos localizados em Ipatinga, buscando com isso estimular o trabalho artístico produzido na região do Vale do Aço. Cada selecionado receberá o repasse de uma bolsa no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

Os interessados deverão apresentar uma proposta de apresentação, contendo uma ação cultural, com duração mínima de 05 minutos e máxima de 15 minutos, dentro de uma das seguintes áreas: arte de rua, arte digital, artes visuais, artesanato, audiovisual, circo, cozinha mineira, cultura popular, culturas urbanas e periféricas, dança, diversidade, folclore, fotografia, literatura, livro, leitura e bibliotecas, música, novas mídias e teatro.

Informações e formulário de inscrição pode ser obtido em linktr.ee/teatro.farroupilha.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com