Cidades

Fabriciano já aplicou 572 doses contra Covid-19

FABRICIANO – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, começou a vacinação contra Covid-19. O município recebeu o quantitativo suficiente para imunizar apenas mil pessoas, com a 1ª e 2ª dose. Até às 17h desta sexta-feira, 22, a Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano já havia imunizado 572; 23 pessoas que integram os grupos prioritários recusaram receber a vacina.

Seguindo as diretrizes técnicas do Ministério da Saúde, nesta primeira fase, estão sendo vacinados os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento à Covid-19 (UTI Covid da rede pública e privada, Centro de Referência Covid e vacinadores), grandes idosos (com mais de 75 anos) e pacientes com doenças graves (cardiopatias congênitas, diabetes, problemas renais em tratamentos oncológicos). No primeiro grupo estão as pessoas que estão mais expostas ao vírus e no segundo, as pessoas que figuram entre as principais vítimas fatais da doença.

DOMICÍLIO

Em Fabriciano, a vacinação de idosos e doentes crônicos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde é realizada a domicilio. A iniciativa visa garantir a segurança das pessoas de grupo de risco, evitando a exposição desnecessária ao vírus. Já os profissionais da linha de frente contra Covid-19, são vacinados no local de trabalho.

Na sexta-feira (22), o prefeito Dr. Marcos Vinicius realizou uma live em suas redes sociais para esclarecer dúvidas sobre a vacinação. Ele estava acompanhado do secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau.

“Se eu pudesse (e tivesse vacina suficiente) já teria vacinado todo mundo. Precisamos que proteger primeiro a sua avó, pai, mãe; quem já tem a imunidade baixa por causa de doença grave ou idade e pode evoluir para o óbito por complicações da doença; os profissionais da saúde (do médico ao auxiliar de serviços gerais) que trabalha na ala Covid e está exposto ao vírus todos os dias para salvar vidas dos pacientes”, sensibiliza o prefeito.

“Sou médico geriatra e também não fui e nem vou ser vacinado por agora… Tenham a certeza de que em Fabriciano a vacinação está sendo feito com transparência e à medida que novos lotes chegarem, vamos incluir outros grupos. Enquanto isso, é fundamental a colaboração da população para evitar aglomerações, higienizar corretamente as mãos e usar máscaras de proteção”, completa Dr. Marcos Vinicius.

CADASTRO ATUALIZADO

A Prefeitura de Fabriciano também reforça para a população manter seus dados atualizados junto à Unidade Básica de Saúde de sua referência (mais próxima de sua casa). “É importante informar se alguém da família possui alguma doença crônica, está em tratamento oncológico e, principalmente, se há idosos em casas. É com base nestes dados que a Secretaria de Saúde realiza a vacinação, priorizando os grupos de risco e mais vulneráveis à doença”, explica o secretário de Saúde, Ricardo Cacau.

O secretário destaca que apenas uma pessoa da família, que não faça parte do grupo de risco, procure a Unidade de Saúde pessoalmente ou acione o Agente Comunitário de Saúde (ACS) de sua referência. “Reforçamos que todos idosos e pacientes crônicos serão vacinados em domicílio, assim como na campanha da vacinação contra a gripe no ano passado. Portanto, permaneçam em casa e evitem exposição ao vírus”, conclui.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com