Cidades

Fabriciano é finalista em prêmio de sustentabilidade com Ecobarreiras

FABRICIANO – O Programa Ecobarreiras de Coronel Fabriciano está entre os finalistas no 8º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade (Prêmio A3P), do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O programa desenvolvido pela equipe de Meio Ambiente do município ficou entre as 3 melhores iniciativas na categoria Destaque da Rede A3P. Foram selecionadas 15 instituições em 5 categorias, dentre centenas de projetos inscritos de todo o país.

O Programa Ecobarreiras foi desenvolvido pela Prefeitura de Fabriciano na tentativa de alertar à população e conter o descarte de lixo e outros materiais poluentes no curso fluvial. Para isso, a equipe da gerência de Meio Ambiente usou a criatividade, desenvolveu e instalou barreiras feitas de galões amarrados em pontos estratégicos no curso do córrego Caladão – que corta toda a cidade. Hoje, são duas ecobarreiras instaladas: uma, no bairro Frederico Ozanan e a segunda, na altura da avenida Sanitária, no Bom Jesus.

EFICÁCIA

Apesar de simples e barata, a solução se mostrou eficaz. Entre os meses de abril a setembro de 2019, a Prefeitura removeu mais de 1,3 toneladas de lixo flutuante do córrego, impedindo que todo o tipo de material chegasse até a foz do Rio Piracicaba – afluente direto do Rio Doce. Só de materiais recicláveis foram recolhidos 756 kg, o que corresponde a 58,2% do total.

“O nosso intuito foi buscar alternativas baratas e simples para despoluir os córregos da cidade e, principalmente, conscientizar a população para o problema ambiental. Ficamos muito felizes com a indicação ao prêmio nacional e pela nossa iniciativa servir de modelo para municípios do país” resume Ivan Cesar, gerente de Meio ambiente de Coronel Fabriciano. Em Coronel Fabriciano, o programa de Ecobarreiras está previsto em Projeto de Lei 2.977/19, de autoria do Executivo Municipal.

PRÊMIO NACIONAL

O objetivo do Prêmio A3P, do Ministério do Meio Ambiente, é reconhecer e estimular iniciativas inovadoras de gestão socioambiental que contribuam para a melhoria do meio ambiente. Todos os finalistas passaram por um processo de vistoria técnica realizada por meio de uma plataforma 100% digital de interação e comunicação entre a A3P e as instituições finalistas.

É importante salientar que a classificação dos finalistas será conhecida no dia da realização do 8° Prêmio A3P, em data a ser marcada. Nesta edição, o Prêmio A3P conta com cinco categorias, sendo 3 finalistas para cada uma delas: Uso Sustentável dos Recursos Naturais, Inovação na Gestão Pública, Gestão de Resíduos, Destaque da Rede A3P e a Categoria Especial: Combate ao Lixo no Mar.

Confira a lista de finalistas do 8º Prêmio A3P no link: http://a3p.mma.gov.br/finalistas-8o-premio-a3p/

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com