Cidades

Estado fecha quase 400 vagas no Ensino Fundamental em Ipatinga

Plano de Atendimento tem corte de mais de quinze turmas de primeiro ano na rede estadual de Ensino; Município diz que não tem condições de absorver a demanda


O Governo do Estado de Minas Gerais cortou quase 400 vagas nas escolas da rede estadual de ensino, fechando turmas de 1° ano em pelo menos oito escolas. O corte de turmas ocorreu em escolas como Chico Mendes, Almirante Toyoda, Haydée Maria Imaculada, entre outras. Por outro lado, o Município de Ipatinga já afirmou que não tem como absorver a demanda na rede municipal.

“Com a mobilização das comunidades, dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), em todo o Estado, houve alguns recuos da Secretaria Estadual de Educação, a partir da primeira proposta do Plano de Atendimento. Ainda assim, os cortes evidenciam de forma inequívoca a política de desmonte do Estado em relação à educação”, avalia o Sind-UTE/MG. Cumpre pontuar que à supressão das vagas não correspondeu a abertura de vagas suficientes em outras unidades escolares.


Em razão do corte nas vagas, o Sind-UTE/MG irá protocolar uma denúncia no Ministério Público, detalhando a situação. O encaminhamento foi definido em audiência pública, realizada no final de outubro, na Câmara Municipal de Ipatinga, com a participação da presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Beatriz Cerqueira.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com