Cidades

“Estações” tem nova temporada e mostra mais de 20 cidades de MG

BH – O programa “Estações”, da Rede Minas, estreia nova temporada e promete deixar o público admirado com as maravilhas do estado. A equipe da emissora mineira desembarcou em mais de 20 municípios para revelar as belezas desses locais seguindo a linha férrea. Por trás dos trilhos que cortam cenários exuberantes foram erguidas cidades e construídas histórias que hoje deram identidade a um povo e se tornaram atrativos que cativam visitantes de todo o mundo e locais ainda a serem descobertos. O público já pode se acomodar no sofá para embarcar nesta viagem com o “Estações”, que vai ao ar nesta terça-feira (07).

Seguindo o apito do trem, a jornalista Aline Frazão e o repórter cinematográfico Rivadávia Alves passaram por mais de 30 estações nas regiões sul, centro, Vale do Rio Doce e norte de Minas Gerais, percorrendo três importantes ramais: o Ramal de Sapucaí, no sul do Estado; o Ramal do Sertão, que ficou conhecido como “Trem do Sertão” ou “Trem Baiano”, pois cortava as regiões Nordeste e Sudeste do Brasil; e o Ramal Vitória – Minas, único de transporte de passageiros em operação no Brasil.

PRIMEIRA PARADA

Jacutinga, no sul de Minas, é a primeira parada do “Estações”. Embora pequena, com cerca de 23 mil habitantes, o município é conhecido como capital nacional das malhas. Entretanto, o local tem, como atrativos, outros fios-condutores que avançam os tecidos. Cercada por belas montanhas da Serra da Mantiqueira, a cidade oferece rotas turísticas que atraem amantes de caminhadas, ciclistas, devotos e aqueles apaixonados pela história. O lugar ainda abriga a Estação Jacutinga (1897), onde hoje funciona a Secretaria de Governo, e a antiga Sapucaí (1898) que, em estado de abandono, vive na memória da população.

CIDADE DA AVE

O nome “Jacutinga” vem do tupi yacú (jacu) e tinga (branca), em referência a ave que povoava a região. A modernização do lugarejo não chegou pelas asas, mas sim pelos trilhos do trem. O café mineiro caiu cedo no gosto do brasileiro e do mundo. O grão era valorizado, mas partia do campo em charretes. Para melhorar a distribuição, o trem chegou a todo vapor para escoar o produto. Com a locomotiva, a sociedade se agitou nas estações. Vilas se formaram, comércios se instauraram, casais se conheceram, famílias surgiram e histórias foram sendo escritas em torno dos dormentes. A equipe da Rede Minas foi até lá e conversou com representantes do setor de cultura, turismo, antigos ferroviários e moradores, que são os anfitriões da atração. O programa revive esse percurso e traz as origens, revela as heranças e mostra como elas contribuíram para o município hoje.

ROTAS

A cidade viveu uma revolução da economia com a chegada dos imigrantes italianos para trabalhar nas lavouras de café. Na bagagem, eles trouxeram a técnica de tecer e bordar que tornou o município referência nacional na fabricação de malhas. Há alguns anos, foi ampliada a diversidade de atrativos com a criação de rotas turísticas. Entre elas, “Rota da Revolução de 32”. Em um percurso de 65 quilômetros, o turista visita locais por onde as tropas federais passaram no que seria o maior conflito armado do século XX. Fazendas, igrejas e casarões fazem parte do roteiro, que inclui curiosas edificações, com a que abrigou o “rei do baião”, Luiz Gonzaga, então cozinheiro das tropas. O trajeto é famoso entre ciclistas e fãs da caminhada, que ganham certificado ao final do percurso.

A fé também move peregrinos em duas rotas religiosas: o Caminho da Prece e o Caminho do Monsenhor Alderigi. A primeira liga Jacutinga a Borda da Mata, com 71 quilômetros de extensão. A segunda traça a história de vida Monsenhor Alderigi, de Jacutinga, onde nasceu, até Santa Rita de Caldas, onde foi padre por 50 anos. Atualmente, a igreja Católica está em processo de beatificação desse sacerdote. Além de fiéis, essas rotas também atraem atletas e amantes da natureza.

Essas são algumas das novidades do primeiro episódio da nova temporada do “Estações”, amanhã (07) às 20h. O público confere a atração pela Rede Minas ou, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.

OUTRAS CIDADES

Os episódios ainda vão mostrar Poços de Caldas, Sete Lagoas, Araçaí, Cordisburgo, Curvelo, Corinto, Joaquim Felício, Bocaiúva, Glaucilândia, Montes Claros, Capitão Enéas, Janaúba, Pai Pedro, Catuti, Monte Azul, Governador Valadares, Resplendor e cidades mineiras com estações da linha férrea do trem Vitória – Minas. O “Estações” vai ao ar todas as terças-feira, às 20h com reapresentação no sábado às 00h15 e domingo às 13h. 

SERVIÇO

Estações – 3ª temporada

1º Episódio – Jacutinga

Data: Terça-feira (07), às 20h, pela Rede Minas ou pelo site da emissora: redeminas.tv

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com