Cultura

Estação Memória recebe melhorias

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), realizou no dia 9 de novembro mais uma ação de melhorias na Estação Memória Zeza Souto, localizada na rua Belo Horizonte, no Centro. Desta vez, foi feita a substituição dos vidros laterais da edificação com a instalação de vidros laminados de alta resistência, que possibilitam a conservação das características arquitetônicas, bem como a melhora na iluminação interna, visto que permitem a entrada da luz natural. A medida faz parte de um conjunto de intervenções planejadas para garantir segurança, conforto e, também, acessibilidade aos visitantes.

GUARDA-CORPO

Anteriormente, havia sido instalado um guarda-corpo ao longo da escada de entrada, visando auxiliar na mobilidade de idosos e outras pessoas que tenham dificuldade de locomoção, além de garantir maior segurança a todos que transitam pelo local. Vale ressaltar, também, que a Estação Memória conta ainda com uma rampa de acesso para cadeirantes e outras pessoas com deficiências.

Como medida de proteção ao patrimônio histórico e cultural, a Prefeitura instalou uma cerca em todo entorno da Estação e novos refletores em pontos estratégicos, reforçando a vigilância patrimonial já existente e atuante no período noturno. O paisagismo foi reestruturado através do cuidado do solo e jardinagem com flores típicas, a fim de trazer uma ambiência natural. 

Ainda conforme a Semcel, foi realizado um trabalho de dedetização e pintura na edificação. Outras ações como a higienização do local em razão do momento de pandemia do novo Coronavírus também foram realizadas este ano.

ESTAÇÃO MEMÓRIA ZEZA SOUTO

A Estação Memória Zeza Souto é uma antiga estação ferroviária do município, instalada em 1930 para substituir a Estação de Pedra Mole, que funcionava entre os bairros Cariru e Castelo e hoje também se tornou monumento histórico. Ela foi desativada em 1951, sendo restaurada a partir de 1991 e oficialmente reinaugurada em 28 de dezembro de 1992.

Atualmente, a Estação Memória funciona como museu da cidade, galeria de artes e guarda documentos (manuscritos, digitalizados e xerocados), objetos, audiovisuais e fotográficos que contam a história do município. O horário de visitação é de 8h às 18h, e a gestão da Semcel recomenda que, devido à pandemia, neste momento sejam utilizadas máscaras.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

O museu, que neste ano foi a casa de alguns dos encontros do projeto “Reconhecer”, de homenagem a pioneiros da cidade, recebe dessa vez, até o dia 31 de dezembro, a exposição fotográfica “Personagens da História de Ipatinga”, que conta com um acervo de 540 fotos de algumas das principais personalidades do município.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com