Cultura

Escola Municipal de Artes Cênicas lança websérie “Boca de Ouro”

Foto: Tarcísio Meira e Luma de Oliveira em uma das muitas versões da obra de Nelson Rodrigues

IPATINGA – Por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), a Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri (EMAC), de Ipatinga, teatralizou e vai apresentar nos próximos dias, pela internet, o trabalho intitulado “Boca de Ouro”. A websérie, baseada na obra de Nelson Rodrigues, é dividida em dez capítulos.

SINOPSE

“Boca de Ouro” é a história de um temido e respeitado bicheiro, figura quase mitológica no bairro de Madureira, no Rio, durante os anos 1950. Sua ambição, seus amores e pecados despertam a curiosidade de uma dupla de repórteres sensacionalistas, que após a sua morte procuram uma ex-amante do contraventor para colher material para uma matéria sobre a sua vida. Nada se sabia sobre o Boca de Ouro, a não ser muitas versões acerca de seus crimes horrendos. Conforme a história vai se desenvolvendo, novos fatos, delitos e tragédias vêm à tona, mostrando diferentes personalidades do protagonista.

Inicialmente, explica a EMAC, a ideia era de um espetáculo presencial. Porém, devido às medidas de prevenção da pandemia da Covid-19 adotadas ao longo do ano de 2020, os atores e o diretor resolveram ressignificar o trabalho, adaptando os diálogos e outros detalhes ao novo formato. A websérie foi gravada respeitando o distanciamento social, com reprodução programada para as plataformas digitais (Instagram, Zoom e Google Meet).

PRODUÇÃO

O diretor da série, Pedro Barroso, relata: “Quando a pandemia começou, nós não sabíamos quanto tempo iria durar. Sendo assim, de início propus aos alunos que continuássemos trabalhando a construção de personagem e auxílio para decorar o texto. Contudo, à medida que o tempo foi passando, vimos que o período das restrições impostas pelo vírus seria prolongado. Conversei muito com os atores e a produção para ver uma forma de fazermos acontecer”.

Barroso disse que “após longas conversas e reuniões, a equipe decidiu que reinventar e adaptar o trabalho que vinha sendo ensaiado presencialmente seria a melhor opção”.

Assim nasceu a websérie “Boca de Ouro”. “Esse trabalho é um experimento e ao mesmo tempo um desafio tanto para mim quanto para os atores, uma vez que tudo se torna novidade ao longo da execução com essa linguagem. Saio bastante satisfeito com o resultado e com a experiência”, acrescenta Pedro Barroso.

EXIBIÇÃO

A estreia da websérie será no dia 1º de dezembro, às 20h, pelo canal do YouTube da EMAC Ipatinga (https://www.youtube.com/channel/UCnVUsf7pu2hDHa6vIA-aCZA). Os capítulos serão apresentados de segunda a sexta-feira, sempre às 20h, até o dia 14 de dezembro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com