Cidades

Empresas negam responsabilidade por mau cheiro e PMI pede investigação

IPATINGA – A Prefeitura Municipal de Ipatinga emitiu um comunicado nesta quarta-feira informando sobre as providências que estão sendo tomadas para apurar as causa do intenso mau cheiro que tomou da cidade e da região desde a madrugada da última terça-feira. Conforme a nota, um Boletim de Ocorrência foi elaborado pela polícia ambiental e o Núcleo de Emergências Ambientais, em BH, já foi acionado. Técnicos do órgão devem vir à região para apurar as causas do mau cheiro.

Até às 16 horas desta quarta-feira as principais empresas da região, entre elas, Cenibra e Usiminas, haviam emitido nota oficial negando responsabilidade no caso, que atingiu os trend topics de algumas redes sociais como um dos assuntos mais comentados do País.

A íntegra da nota emitida pela Prefeitura de Ipatinga e assinada pelo prefeito Nardyello Rocha é a seguinte

A respeito do incômodo, estranho e perturbador mau-cheiro identificado em diversas regiões do município de Ipatinga, desde a noite de terça feira, a PMI informa que está empenhada junto aos órgãos ambientais da região para esclarecer as reais causas do incidente e apurar responsabilidade.

Em contato com o comando local do policiamento de Meio Ambiente, a Administração Municipal foi informada que a unidade está realizando um levantamento em toda a cidade para verificar os locais afetados pelo mau-cheiro.

Um boletim de ocorrência está sendo elaborado e, tão logo os levantamentos sejam concluídos, será encaminhado ao Núcleo de Emergências Ambientais, sediado em Belo Horizonte, para as investigações cabíveis quanto a origem do odor. O mesmo Núcleo já foi cientificado do evento, e seus técnicos serão designados para comparecer ao Vale do Aço para as averiguações.

Tendo em vista a gravidade do caso e preocupada com o bem-estar da população, a Prefeitura Municipal de Ipatinga segue acompanhando de perto todo o processo de apuração, esperando dar uma resposta conclusiva e efetiva à comunidade com a urgência possível.

Nardyello Rocha

Prefeito de Ipatinga

Leia a nota oficial da Cenibra

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Diretoria da Celulose Nipo-Brasileira S.A. – CENIBRA esclarece para toda a comunidade que o forte odor percebido na região do Vale do Aço na noite dessa terça-feira, 11/2/2020, não apresenta relação com o processo de produção de celulose. A Fábrica localizada em Belo Oriente encontrava-se em operação normal nessa data.

A CENIBRA monitora continuamente seus processos e sempre mantém um canal aberto com todas as comunidades onde atua. Por isso, reitera seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico, preservação ambiental e investimento social, garantindo a sustentabilidade do negócio.

CENIBRA. O futuro presente em cada ação.

Veja comunicado da Usiminas

A Usiminas informa que recebeu questionamentos da comunidade no fim da noite de terça-feira, dia 11 de fevereiro, sobre um incômodo gerado por um mau cheiro em algumas cidades do Vale do Aço.

Conforme procedimento acordado com a comunidade, imediatamente as equipes técnicas da empresa foram acionadas e realizaram a aferição no entorno da Usina e não foi identificada a presença de nenhum tipo de gás. Em relação ao odor, a empresa esclarece que não é proveniente de nenhum processo siderúrgico.

A Usiminas reitera seu compromisso de diálogo e transparência com a comunidade e à disposição.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com