quinta-feira, dezembro 12, 2024
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Empresária mineira é pioneira em pão de queijo gourmet no Brasil

Criadora da marca Formaggio Mineiro, Mirany Soares consolidou-se com uma indústria que cresce mais de 30% ao ano com a iguaria e uma rede de lojas da fábrica em São Paulo, onde também fornece para o Fasano e Empório Santa Luzia

SÃO PAULO – O Dia Internacional da Mulher é quando muitas empresárias revelam seus negócios de sucessos no mercado, e a mineira Mirany Soares, proprietária da Formaggio Mineiro, é uma delas. Há treze anos, ela abriu mão do seu cargo executivo para empreender em São Paulo, investindo em um produto genuinamente brasileiro e referência da sua terra natal: o pão de queijo.

40% DE QUEIJO

A empreendedora buscou formas para resgatar a “mineirice” da tradicional iguaria, devolvendo a ela a sua principal referência: o queijo. Foi assim que lançou, em 2010, a Formaggio Mineiro, primeira e única a produzir pão de queijo com 40% de queijo puro em sua composição, sendo que a maioria das receitas encontradas no mercado utiliza entre 2% e 8%. Com isso, a marca elevou a categoria do pão de queijo para gourmet.

Desde a concepção da empresa e da primeira receita, o objetivo sempre foi demonstrar uma maneira diferente de consumir pão de queijo, um produto de verdade e inovador porque simplesmente devolveu a ele o seu ingrediente principal, que é o queijo.

Mireany Soares, que ganhou o mercado paulista

LOJA E FÁBRICA

A autoconfiança e a garra levaram Mirany a alçar voos. O desejo de servir, papear e, assim, expandir, inspirou a empresária a abrir sua primeira loja da fábrica, um pequeno espaço no mesmo endereço da produção fabril no bairro do Campo Belo. Ela queria receber seus clientes como se fosse a casa de avó, onde sempre tem um lanchinho pronto com café para acompanhar um bom papo. E esse é o mantra até hoje.

Nos últimos anos, a Formaggio Mineiro consolidou-se em São Paulo como uma rede de lojas especializadas em pão de queijo e delícias trazidas de Minas Gerais, com unidades físicas instaladas em regiões como Campo Belo, Moema, Vila Leopoldina, Jardins, Morumbi, Brooklin e Vila Mascote, além das virtuais, na Barra Funda, Santana, Saúde, Jardim Marajoara e Interlagos.

Recentemente, ampliou a rede virtual com unidades no interior paulista, além de Rio de Janeiro e Porto Alegre, abriu a primeira loja Formaggio Mineiro em Goiânia. 

NOVOS SABORES

A sensibilidade e o desejo por comida de verdade estão intrínsecos nas receitas do mix de produtos que a mineira desenvolveu ao longo da história da Formaggio Mineiro. A partir do pão de queijo tradicional – aquele que é o único com 40% de puro queijo e foi considerado o melhor do Brasil -, a marca logo passou a dar vasão à criatividade e versatilidade que a iguaria brasileira permite, lançando novos sabores, como pão de queijo multigrãos – produzido com linhaça, gergelim, quinoa e semente de girassol-; waffle de pão de queijo – com massa de pão de queijo e sem glúten-, pão de queijo de gorgonzola, pão de queijo de chocolate belga, além da chipa três queijos – com provolone, parmesão e muçarela, espetinho de pão de queijo e pão de queijo com goiabada.

AERTESANAL

Os produtos são feitos artesanalmente em escala industrial, com todo queijo sendo ralado na própria fábrica em São Paulo. Além disso, todas as formulações da Formaggio Mineiro não levam fécula de mandioca, o que resulta em muito mais sabor e consistência ímpar, não têm gordura trans e são glúten free.

Mirany afirma que a Formaggio Mineiro gourmetizou o pão de queijo no Brasil. Aquele pãozinho que antes ocupava somente um lugar à mesa para um cafezinho rápido ou um lanchinho, hoje é harmonizado com acompanhamentos finos e bebidas como vinho. Além disso, a empresa foi a primeira do mercado a lançar o waffle de pão de queijo, em 2015. O produto surgiu a partir de um erro na produção de pão de queijo e, para não perder uma tonelada de massa, a empresária decidiu provar na sanduicheira. A experiência surpreendeu a todos que experimentaram e logo foi apresentada ao varejo e consumidor.

A Formaggio Mineiro também mantém a distribuição da marca para todo o país, com produtos disponíveis em estabelecimentos como Empórios Santa Luzia, Santa Maria, Fasano São Paulo, rede St Marchet, entre outros endereços em praças como Paraná, Distrito Federal, Bahia, Fortaleza, Mato Grosso, Espírito Santo e Pernambuco.

SERVIÇO

Site www.formaggiomineiro.com.br

Redes sociais Facebook e Instagram: @formaggiomineiro.

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