Cidades

Datas de vencimento começam nesta segunda

BH – Começa nessa segunda-feira (14) o pagamento do IPVA 2013 em Minas Gerais, com o vencimento da 1ª parcela ou cota única dos veículos com placas de final 1. Desde o início de dezembro, 506.519 contribuintes já quitaram integralmente o IPVA 2013 e outros 113.518 pagaram a primeira parcela, totalizando 620.037 pagamentos efetuados.

Em comparação com o ano de 2012, a tabela do IPVA 2013 apresentou redução média de 11% da base de cálculo adotada, baseada em estudos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), e de 7,87%, se considerados os periódicos especializados do setor, circunstância que tornam os valores adotados bem próximos da realidade do mercado de automóveis. A alíquota de 4% aplicada aos automóveis é a mesma praticada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Quem quitar o imposto à vista, conforme a escala de vencimento pelo final da placa do veículo, tem desconto de 3%. O valor da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), no valor de R$ 71,30, que vence no dia 31 de março, poderá ser paga no dia 1º de abril. O atraso no pagamento das parcelas do IPVA 2013 gera multa diária de 0,3% e, após trinta dias, de 20%, com a cobrança de juros pela taxa Selic.

O contribuinte pode pagar o IPVA 2013 diretamente nos terminais de Auto Atendimento ou nos guichês dos bancos credenciados, informando o número do Renavam do veículo.

A emissão gratuita da Guia de arrecadação do IPVA poderá ser feita também pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda. Do total arrecadado com o IPVA, 20% serão repassados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e de Valorização dos Profissionais de Educação. Do restante, 40% serão destinados ao caixa único do Estado e 40% para o município de licenciamento do veículo.

As consultas aos valores do IPVA 2013 podem ser feitas pelo Renavam ou marca/modelo, no site da Secretaria de Estado de Fazenda ou pelo telefone 155 do LIGMINAS para todo Estado de Minas Gerais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com