TIMÓTEO – O atendimento visa o desenvolvimento da autonomia e novas habilidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla na faixa etária de 18 a 59 anos.
O Centro Dia da APAE de Timóteo está completando um ano de atividades em 2023. O equipamento foi inaugurado em março de 2022, resultado da parceria da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para beneficiar pessoas com deficiência intelectual e múltipla na faixa etária dos 18 aos 59 anos.
ATENDIDOS
De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosanna Borges, atualmente o Centro Dia atende 70 pessoas com deficiência intelectual e múltipla por meio de variados tipos de oficinas. “No Centro Dia as pessoas são acolhidas, protegidas e convivem de forma a aumentar a sua autonomia e novas habilidades. É uma experiência inédita na nossa região e que tem dado bons resultados, principalmente para as famílias que não tem condições de prover estes cuidados”, explica Rosanna.
VÍNCULOS
Segundo a presidente da APAE de Timóteo, Vânia Lamas, o espaço foi criado para evitar o isolamento social das pessoas com deficiência e seu cuidador. “Além de fortalecer o papel protetivo da família, o Centro Dia atende especificidades e necessidades com um serviço altamente qualificado, sem nenhum ônus para as famílias assistidas, fala Vânia.
ESPAÇOS
São vários espaços de trabalho como por exemplo, a sala de Tecnologia Assistiva, onde o aluno amplia a comunicação e a mobilidade para ter maior independência. Já, no espaço de Participação Comunitária as atividades são voltadas para desenvolver a sociabilidade e a autodeterminação. No espaço Corpo e Movimento, o treino funcional é voltado para a prática da atividade física com base nos movimentos naturais do corpo de forma dinâmica.