Cidades

CAPS de Timóteo aborda a reforma psiquiátrica no Dia da Luta Antimanicomial 

Médico psiquiatra fala da importância do cuidado em liberdade nesta quarta-feira (18)

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realiza palestra sobre o 18 de maio, quando se celebra o Dia de Luta Antimanicomial, movimento caracterizado pela luta pelos direitos das pessoas com algum tipo de sofrimento mental.

Nesta quarta-feira (18), às 14h, no auditório da Prefeitura (avenida Acesita, 3230, bairro São José), o médico psiquiatra Dr. Juliano de Menezes, irá abordar o tema: Liberdade é o Melhor Cuidado. A palestra é aberta ao público em geral, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, usuários e familiares.

Em substituição aos hospitais psiquiátricos, o Ministério da Saúde determinou, em 2002, a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) em todo o país. Os CAPs são espaços para o acolhimento de pacientes com transtornos mentais, em tratamento não-hospitalar. A função é prestar assistência psicológica e médica, visando a reintegração dos doentes à sociedade.

LUTA ANTIMANICOMIAL

A Luta Antimanicomial combate a ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, noção baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento lembra que estas pessoas, como todo cidadão, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

A proposta de reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil, redirecionou a assistência a esse público a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade.

SERVIÇO

O Centro de Atenção Psicossocial de Timóteo atende à Avenida Jovino Augusto da Silva, nº 348, no bairro Bromélias. Contatos pelos telefones (31) 3847-4840 e 3848-7548.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com