Programa municipal já viabilizou a castração de mais de 2.600 animais em seu primeiro ano de funcionamento
IPATINGA – Nesta semana em que o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos de Ipatinga completa um ano, a Secretaria de Saúde anuncia mais uma aquisição que elevará a qualidade do serviço prestado à comunidade, informa o governo municipal. Já foram mais de 2.600 castrações realizadas durante esse período.
“A aquisição de um bisturi ultrassônico representa um avanço significativo, permitindo a realização dos procedimentos com mais segurança e eficácia, além de reduzir o tempo das cirurgias e o risco de hemorragias”, explica a médica veterinária Shara Regina, responsável pelo programa.
EMENDA
O equipamento, no valor de R$ 21.150,00, foi adquirido por meio de emenda impositiva, do vereador e chefe de legislativo, Ley do Trânsito (PL), o que evidencia o comprometimento das autoridades locais com a saúde e a segurança dos animais.
AVANÇO
Shara Regina expressou sua satisfação com a nova aquisição: “O bisturi ultrassônico representa um grande avanço para o nosso programa. Com essa tecnologia, poderemos realizar as castrações de forma mais segura e eficiente, um ganho para toda a comunidade”, festeja.
“É muito gratificante nos deparar com número tão expressivo após um ano de programa, graças aos investimentos que fizemos para implantação do Castramóvel e também assegurando melhor infraestrutura à unidade fixa da Seção de Controle de Zoonoses. Todos se lembram de como era grande o clamor da comunidade por essa iniciativa de controle populacional dos animais, especialmente por causa do enorme e crescente contingente de cães abandonados pelas ruas. E o sentimento que temos é de satisfação por ter o nosso governo atendido esta demanda histórica”, comentou o prefeito Gustavo Nunes.