Cultura

Artista recria bonecas com técnica Reborn em Ipatinga

IPATINGA – A artesã Keila Rodrigues vem realizando sonho de crianças e adultos com sua arte que transforma uma boneca comum em outra com aspecto semelhante ao real. É a Arte Reborn, que em português significa “renascido”. São bonecas feitas de modo artesanal, pintadas à mão e estilizadas de tal maneira que se aproximam ao máximo de uma criança de verdade.

A técnica surgiu na Alemanha, na segunda Guerra Mundial, a partir da iniciativa de mães que, em função da crise econômica e da falta de recursos, pintavam e redecoravam as bonecas velhas, ou parcialmente destruídas, para presentear os filhos na tentativa de amenizar a tristeza gerada pelo conflito. Com o final da guerra, os europeus aprimoraram as técnicas, que começou a se espalhar pelo mundo.

INÍCIO

Keila Rodrigues começou a criar esses bebês realistas em 2018 por causa da filha, na época com 5 anos, que sempre pedia uma bebê reborn. “Fiquei muito interessada na técnica e resolvi realizar o sonho da minha filha aprendendo a produzir essas bonecas”, destaca Keila. Com a primeira peça pronta a artesã começou a receber encomendas de parentes e amigos. De lá para cá, aprimorou a técnica e vem se dedicando aos detalhamentos cada vez mais apurados em suas criações, que já foram vendidas para clientes das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, além das cidades do vale do aço.

RENASCIMENTO

De acordo com Keila, cada bebê leva mais ou menos duas semanas para ficar pronta. Tudo começa com a aquisição de kits com os elementos que serão parte do bebê, cabeça e membros. Existem vários tipos de kits com posições e expressões diferentes. A pintura feita à mão é responsável pela criação das veias, sardas, unhas e capilares sanguíneos característicos de um recém-nascido. Esses moldes recebem mais de 20 camadas de pinturas com tinta térmicas, que para fixação devem ser levadas ao forno pré-aquecido. É nos acabamentos que a boneca adquire o aspecto quase real. O cabelo é implantado fio a fio, sobrancelhas, cílios e detalhes finais precisam ser precisos. É um processo trabalhoso, mas muito gratificante. A alegria de quem recebe um bebê reborn é sem igual, explica a artesã. 

PERSONALIZAÇÃO

Keila destaca que os bebês podem ser personalizados de acordo com o gosto de cada cliente. Podem ser escolhidos o tamanho e modelo do molde, cor do olho, da pele, do cabelo e etc.Outra opção é o “bebê por aproximação”, neste caso as caraterísticassão personalizadas com base em uma fotografiada criança.Os bebês são entregues com um mini enxoval, com direito a mamadeira, chupeta, roupinhas, mantas, fraldas e perfumes, acompanham também manual, certidão de nascimento, teste do pezinho e ultrassom. 

SERVIÇO

O trabalho da artista pode ser apreciado por meio das suas redes sociais no Instagram: @didinhareborn.keila e na fanpage no face book: Bebês Reborns Ipatinga.

Contatos: (31) 98588-6417

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com