Policia

Adolescente foge de Centro Socioeducativo inaugurado há pouco mais de um mês

(Crédito: Patrícia Belo)

 

IPATINGA – Um adolescente de 15 anos fugiu do Centro Socioeducativo de Ipatinga durante uma recreativa no fim da tarde de terça-feira e foi recapturado na manhã de ontem, no bairro Canaã. Segundo informações de um agente penitenciário, após o término da programação educativa, foi constatada a ausência do menor. Segundo testemunhas, ele havia fugido pelo buraco de uma janela que dá acesso à rua Santa Bárbara, ao em frente à Delegacia de Polícia Civil.

Foi a primeira ocorrência de fuga registrada no CSE, inaugurado há pouco mais de um mês. Segundo informações da direção-geral do Centro, o menor foi recapturado pela Polícia Militar na manhã de ontem. A diretoria informou à Justiça que instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias da fuga.

Transferência

Cerca de 30 adolescentes que cumpriam medida socioeducativa no Centro Provisório de Açucena (CIA) haviam sido transferidos no dia 9 de julho para o novo CSE de Ipatinga. Um micro-ônibus com um forte esquema de segurança transportou os menores e os agentes penitenciários.

O Centro foi inaugurado no dia 26 de junho com a presença do secretário de Estado de Defesa Social Rômulo Ferraz. A capacidade é de 40 vagas, mas o secretário informou que o centro pode atender até 60 adolescentes.

Menores que cometem algum ato infracional são internados no CSE por no mínimo 45 dias, prazo em que o Ministério Público e a Justiça da Infância e Juventude decidem pela internação de três anos.

Instalações
Para adaptação do imóvel foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão de recursos estaduais. O Centro possui salas para oficina, consultórios médico e odontológico, salas de atendimento, quadras esportivas, escola formal, biblioteca e espaço reservado para visitas de familiares, além das instalações para a administração, refeitório e alojamento.

O local conta ainda com uma equipe especializada formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional e advogados. A gestão administrativa da unidade é de responsabilidade da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), da Seds.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com