Cidades

“Projeto Meninas – Empoderamento e Cidadania” realiza workshop final

TIMÓTEO – A Fundação Aperam Acesita realizou na última semana, o evento de conclusão de mais uma turma do projeto Meninas – Empoderamento e Cidadania. A cerimônia contou com a  presença de parceiros, apoiadores do Projeto e familiares das adolescentes. O público presente presenciou manifestações das próprias adolescentes que se expressaram de diversas formas em relação à aprendizagem e vivência  delas na iniciativa.

Essa é a segunda turma a participar do Projeto, que tem como objetivo contribuir para o empoderamento de meninas de 14 a 17 anos. Por meio do Meninas – Empoderamento e Cidadania, as 242 formandas tiveram acesso a ferramentas que estimulam o público a reconhecer seu potencial, a identificar novas habilidades, seus talentos, e refletir sobre posturas a serem adotadas diante da realidade social em que vivem. Abordagens, essas, essenciais na busca pela garantia dos direitos de cidadão e promoção da equidade de gênero.

“A proposta é que as adolescentes reconheçam seus direitos, tenham melhores condições de fazer escolhas e a exercer sua autonomia em todas as dimensões da vida, além de melhorar o convívio e integração social. O Projeto é desenvolvido por meio da metodologia participativa com promoção de aprendizagens e vivências práticas”, conta a coordenadora de Projetos da Fundação Aperam Acesita, Vera Antunes.

Entre as participantes do Meninas – Empoderamento e Cidadania, esteve Iorhany Lourenço, 15 anos, da Escola Estadual Antônio Silva. De acordo com a aluna, todos os conteúdos apresentados em cada módulo foram importantes para o seu crescimento. “O projeto me ajudou muito. Eu conheci meninas incríveis, que assim como eu, trazem histórias de vida maravilhosas. Todo aprendizado tenho aplicado na minha rotina dia após dia.Só tenho que agradecer a Fundação Aperam por ter nos proporcionado aprendizado e momentos como os que tivemos no Meninas”, conta

PROTAGONISMO

Durante o evento, a representante do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Timóteo, Maria Aparecida Martins Alves, falou sobre a transformação da vida das adolescentes por meio do Meninas – Empoderamento e Cidadania. “Nós almejamos ver esse protagonismo acontecendo. Trabalhamos para que o município de Timóteo desenvolva cada vez mais iniciativas como essa. Pois é com resultados como esses que as políticas públicas em prol das crianças e dos adolescentes se perpetuam”, finaliza.

O evento também contou com a presença do prefeito de Timóteo, Douglas Willkys. “Voces estão tendo a oportunidade de construir uma história diferente, se empoderar é algo necessário. Cada menina presente aqui hoje pode mudar o seu futuro e de pessoas que estão ao seu redor. Usem essas ferramentas oferecidas pelo projeto para explorar possibilidades, e somar ao lado de outras adolescentes”, realça Douglas.

O projeto Meninas – Empoderamento e Cidadania é viabilizado com recursos captados junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, via Edital Fundos da Infância e Adolescência – FIA 2020 do Itaú Social.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com