Cultura

Pianista Rafael Ruiz faz recital em Timóteo na sexta

TIMÓTEO – O premiado pianista Rafael Ruiz se apresenta em recital único nesta sexta-feira (21) no Hotel Dom Henrique. O programa inclui obras de Chopin, Beethoven, Rachmanninoff e Villa-Lobos. Os ingressos podem ser adquiridos na recepção do hotel ou pelo telefone 31 38487700. Esta é a segunda vez que ele se apresenta em Timóteo, no Dom Henrique Cultural, na programação de piano erudito.

Natural de Manhuaçu, Rafael tem 25 anos e começou a estudar piano aos 6 anos. Aos 15, mudou-se para Belo Horizonte para dar continuidade aos estudos com Júnia Canton e Rubner Abreu. Ele cursou música na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os prêmios levaram o pianista para além-mar, com apresentações em Portugal e Áustria.

VIRTUOSE

Rafael Ruiz tem se estabelecido como “uma das grandes revelações da música erudita”. Vencedor do prêmio especial “Hors Concours” no XXV Concurso Nacional de Piano Souza Lima, é detentor de diversas outras premiações, entre as quais se destacam o “Prêmio Antena 2”, na XXII Semana Internacional de Piano de Óbidos, em Portugal, e o 1º lugar no I Concurso Nacional de Piano da UFRJ. Recebeu da Associated Board of the Royal Schools of Music um dos mais prestigiosos prêmios concedidos a alunos ingressantes no Royal College of Music, em Londres, onde concluiu com distinção o Master of Music in Performance. Ainda na mesma instituição, foi agraciado com o David Young Piano Prize e o Margaret Mount Scholarship, tendo obtido o Artist Diploma sob a orientação dos professores Ian Jones, Dmitri Alexeev e Sofya Gulyak.

GRANDES HONRAS

Rafael Ruiz graduou-se “Magna cum Laude” (com grandes honras) bacharel em Música pela UFRJ na classe do professor Luiz Senise. Participou de importantes festivais de música e de masterclasses ministradas por pianistas como Paul Badura-Skoda, Boris Berman, Nikolai Lugansky e Josep Colom. Apresentou-se em transmissões ao vivo pelas rádios MEC FM e Antena 2 (Portugal), além de gravações para programas de televisão, tendo se apresentado em recitais no Reino Unido, Itália, França, Áustria e Portugal. Como solista, atuou com orquestras no Brasil e no exterior, dentre as quais se destacam a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, St. John’s Chamber Orchestra, Stockport Symphony Orchestra e Royal College of Music Ensemble.

SERVIÇO

Data: 21/10/2022 – Sexta-feira

Horário: 20:00

Local: Hotel Dom Henrique

Endereço: Rua 15 de Novembro 510 Centro-Norte Timóteo

Informações: 3848-7700

R$ 40,00

Meia para estudantes e idosos R$ 20,00

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com