Cultura

Legislativo de Timóteo celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico

TIMÓTEO – A Câmara de Timóteo comemorou nesta quinta-feira (17) o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data foi criada pela Lei nº 378 de 1937, no governo Getúlio Vargas, que criou então o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão que tem como principal meta proteger e preservar os bens culturais do país. A data foi escolhida em homenagem ao historiador e jornalista, Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do Iphan em 1937.

CASA DE MEMÓRIA

Em Timóteo, a Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo da Câmara de Timóteo faz o papel de valorizar o patrimônio histórico cultural da cidade por meio de atividades e acervos que remontam a história do povo timotense. Para celebrar a data, a Casa de Memória promoveu uma programação especial composta por uma apresentação da Corporação Musical Santa Cecília, a apresentação do projeto “Contos Históricos” com a professora Maria do Carmo Martins (kakau) e ainda uma palestra com o tema “Experiência e Sensibilidade nas Práticas de Salvaguarda do Patrimônio”, ministrada pelo professor doutor Jezulino Lúcio Mendes Braga. A iniciativa teve o intuito de fortalecer a identidade e garantir o direito à memória e história de Timóteo.

“Essa Casa representa muito para a história e cultura da nossa cidade e a reabertura desse espaço não foi um esforço em vão, pois conta nosso passado para diversas gerações, criando um sentimento de identificação com nossos valores históricos”, disse o presidente da Câmara, Luiz Perdigão.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com