Cultura

Estrada de Ferro Vitória a Minas completa 110 anos

(Crédito: Museu da Vale)

VITÓRIA – Nesta terça-feira (13), a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) completou 110 anos de operação. Única ferrovia do Brasil a oferecer, diariamente, o transporte de passageiros de longa distância, a EFVM transporta em média, um milhão de pessoas por ano nos trens que partem diariamente de Belo Horizonte e de Cariacica, cidade localizada na Região Metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo. No percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, modernidade e conforto. A Vitória a Minas é considerada também uma das ferrovias mais produtivas do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em recursos humanos e em modernas tecnologias.

Cerca de 3 mil pessoas utilizam os trens da Vale diariamente. Durante os feriados, quando o movimento aumenta, o número sobe para aproximadamente 4.500 pessoas por dia, num trajeto que incentiva o turismo no Vale do Rio Doce e contribui para integrar e desenvolver as comunidades por onde a ferrovia passa.

TRAJETO
Todos os dias, às 7h, uma composição ferroviária parte do Espírito Santo rumo a Minas Gerais. Da capital mineira, a viagem do trem de passageiros tem início diariamente às 7h30. O trajeto dura aproximadamente 13 horas, num trecho de 664km. A viagem pode ser feita tanto em carros econômicos quanto em executivos – esses últimos equipados com ar condicionado.

Para oferecer mais comodidade aos usuários, o Trem de Passageiros é equipado com carro lanchonete e carro restaurante, com mesas e cadeiras para quem não abre mão do conforto na hora das refeições. Há também um espaço exclusivo para pessoas com deficiência. Em todos os ambientes da composição ferroviária, os passageiros contam com atendimento da equipe de bordo.

BILHETES
A compra dos bilhetes de viagem pode ser feita tanto nas estações ao longo do trecho, em pontos de venda autorizados e, ainda, pela internet, no site do Trem de Passageiros (www.vale.com/tremdepassageiros). Nessa última opção, as passagens podem ser adquiridas com cartões de crédito das principais bandeiras.
Como parte dos investimentos em modernização do transporte de passageiros, a Vale anunciou, no final de 2013, a aquisição de novos carros de passageiros para operarem na Vitória a Minas a partir deste ano. Mais modernas e confortáveis, as novas composições estão em fase de testes e a expectativa é que comecem a operar no primeiro semestre deste ano.

CARGAS
Pelos seus trilhos passam diariamente pelo menos 60 produtos diferentes como aço, soja, carvão e calcário, entre outros, o que representa cerca de 40% de toda a carga ferroviária do país.


A história da EFVM

A história da Estrada de Ferro Vitória a Minas começou em 1903, com o início da construção da Companhia Estrada de Ferro Vitória a Minas (CEFVM). Um ano depois, no dia 13 de maio, foi inaugurado o primeiro trecho ferroviário, ligando as cidades de Vitória e Natividade. Em 1914, Mariana e Diamantina, ambas em Minas Gerais, também receberam estações. A ferrovia chegou a Belo Horizonte em 1994.

Em 1º de junho de 1942, o então presidente da República, Getúlio Vargas, assinou o decreto de criação da mineradora Vale, que incorporou algumas empresas e a Estrada de Ferro Vitória Minas.

Em 1970, entrou em circulação o maior trem do mundo em bitola métrica, com 150 vagões e 1.550m de extensão, puxado por locomotivas diesel elétricas de 3.900 HP (1 HP equivale a aproximadamente 746 Watts).
Em 2002, passou a ser utilizado o trem de 320 vagões, composição com quase três quilômetros de extensão. Um ano depois, a Vale alcançou o recorde de 119,7 milhões de toneladas de carga transportadas na ferrovia.

A ferrovia em números

Extensão total da malha – 905 quilômetros
Volume transportado em 2013 – 141,5 milhões de toneladas, entre minério de ferro e carga geral
Mais de 20 mil vagões
Cerca de 330 locomotivas
Percurso percorrido pelo Trem de Passageiros – 664 quilômetros
30 pontos de embarque e desembarque do Trem de Passageiros
42 municípios atendidos
1 milhão de passageiros transportados por ano (média histórica)
Preço da passagem (percurso completo): Executiva – R$ 91
Econômica – R$ 58

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