Cultura

Festival do Cinema Italiano apresenta 33 filmes e homenagia musas

Evento gratuito acontece entre 4 de novembro e 4 de dezembro e é uma iniciativa da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em colaboração com a Embaixada da Itália

A edição 2022 do Festival de Cinema Italiano já tem data confirmada. O evento acontecerá entre 04 de novembro e 04 de dezembro de forma presencial e online, e exibirá, ao todo, 33 longas entre inéditos e a retrospectiva Musas do Cinema Italiano. A abertura acontecerá no dia 03 de novembro, apenas para convidados no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

O Embaixador, Francesco Azzarello, explica como nasceu a versão do festival deste ano: “O projeto que idealizamos com Graziano Messana, a quem agradeço de coração junto com todos os seus talentosos colaboradores, nasceu com base em um Festival de Cinema de São Paulo já bem sucedido e com grande participação. A ambição deste ano é oferecer o cinema italiano para todo o Brasil. Devo dizer que, graças também ao trabalho da nossa rede consular, tivemos uma primeira excelente resposta do território. Faremos o balanço ao final, mas estou confiante de que ele se tornará gradualmente uma referência anual para todo o país”.

Neste ano, a versão presencial selecionada do Festival acontecerá em 49 salas em cerca de 38 cidades do país, e a versão completa de todos os filmes no streaming estará disponível em todo território nacional na plataforma acessada pelo site do Festival. As sessões, tanto presenciais quanto on-line, são gratuitas. E, como no ano passado, o filme mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.

Já Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América Latina, empresa que é patrocinadora do festival, diz: “A arte está no DNA da nossa companhia. Apoiar essas ações que fomentam a cultura é parte viva do que a Pirelli acredita, ainda mais jogando luz na história tão rica e bonita que Brasil e Itália viveram – e vivem – juntas. Para nós é um orgulho novamente apoiar o Festival de Cinema Italiano e estimular a difusão da cultura cinematográfica italiana aqui no país”.

Cena do filme “Prima de Andare Via” (Antes de Partir), de Massimo Cappelli

FILMES

A seleção contemporânea destaca o melhor do cinema produzido na Itália nessa temporada, contemplando uma diversidade de temas e formatos. Filmes exibidos em importantes festivais pelo mundo fazem parte do evento.

O escolhido para representar Itália no Oscar 2023 “Nostalgia”, de Mario Martone, teve première mundial no Festival de Cannes, exibido na competição oficial, e com Pierfrancesco Favino, como protagonista, esse filme é o único que terá apenas sessões presenciais.  Do Festival de Veneza vêm “Siccità” (Seca), de Paolo Virzì, que recebeu os Prêmios Francesco Pasinetti 2022, dado pelos Jornalistas Cinematográficos Italianos e Soundtrack Stars Award de melhor trilha sonora; a comédia “Acqua e Anice” (Água e Anis), com direção de Corrado Ceron, e traz Stefania Sandrelli, no elenco; e “Il Bambimo Nascosto” (O garoto escondido), de Roberto Andò. Já “Calcinculo” (Carrossel), de Chiara Bellosi, estreou no Festival de Berlim de 2022.

Do Festival de Locarno, serão apresentados: a animação “Yaya e Lennie: The Walking Liberty”, de Alessandro Rak; o drama “I Giganti” (Os gigantes), dirigido e protagonizado por Bonifacio Angius; e “Il Colibrì” (O Colibri), de Francesca Archibugi, que também traz Pierfrancesco Favino, no elenco, junto com o famoso diretor, Nanni Moretti, que neste filme atua só como ator.

INÉDITOS

Ainda na seleção de inéditos do Festival estão: L’OMBRA DEL GIORNO (A Sombra do Dia), de Giuseppe Piccioni, com Riccardo Scamarcio; COMEDIANS, de Gabriele Salvatores; TOILET, dirigido e protagonizado por Gabriele Pignotta; HILL OF VISION – L’INCREDIBILE STORIA DI MARIO CAPECCHI (Hill of Vision – A Incrível História de Mario Capecchi), de Roberto Faenza; (IM)PERFETTI CRIMINALI ((Im) Perfeitos Criminosos), de Alessio Maria Federici; GHIACCIO (Gelo), de Fabrizio Moro e Alessio De Leonardis; SETTEMBRE (Setembro), de Giulia Louise Steigerwalt; PRIMA DI ANDARE VIA (Antes de Partir), de Massimo Cappelli; e I FRATELLI DE FILIPPO (Os Irmãos De Filippo), de Sergio Rubini, vencedor em 2022 do David di Donatello de melhor trilha sonora.

Retrospectiva MUSAS DO CINEMA ITALIANO:

A Retrospectiva do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO de 2022 homenageará as Musas do Cinema Italiano, exibindo 16 longas entre clássicos e recentes protagonizados pelas maiores divas da cinematografia do país. Anna Magnani poderá ser vista em ROMA, CIDADE ABERTA; Sofia Loren, em A BELA MOLEIRA e PÃO, AMOR E…; Claudia Cardinale, em A MOÇA COM A VALISE, À MEIA-NOITE, A RONDA DO PRAZER e VIOLÊNCIA E PAIXÃO, no qual divide a tela com Silvana Mangano. Monica Vitti, falecida no começo desse ano, será homenageada com a exibição de CIÚME À ITALIANA.

A retrospectiva conta ainda com filmes com Gina Lollobrigida: PÃO, AMOR E FANTASIA; Stefania Sandrelli:  O CONFORMISTA e MAL OBSCURO; Ornella Muti: OS COSTUMES OCULTOS DA BURGUESIA, PRIMEIRO AMOR e VENHA DORMIR LÁ EM CASA ESTA NOITE; Laura Antonelli: O INOCENTE; Sandra Milo: ÁDUA E SUAS COMPANHEIRAS; e Claudia Gerini e Margherita Buy:  INIMIGAS ÍNTIMAS.

O filme PÃO, AMOR E FANTASIA (Pane, amore e fantasia) de Luigi Comencini, terá sessões especiais no streaming e presencial com acessibilidade.

“É muito importante destacar o trabalho dessas atrizes, e a importância delas para o cinema italiano e do mundo. A seleção do Festival comprova que elas não apenas belas, mas grandes atrizes que se destacam numa grande variedade de papeis”, concluí Erica Bernardini, curadora do Festival.

CIDADES

A versão presencial do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO acontecerá nas cidades: Campinas (SP), Cuiabá (MT), Mococa (SP), Porto Velho (RO), Porto Velho (RO), Rio Claro (SP), Santos (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), Jacutinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), São João Del Rei (MG), Uberaba (MG),Uberlândia (MG), Búzios (RJ), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Teresópolis (RJ), Curitiba (PR), Joinville (SC), Nova Venezia (SC), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Brasília (DF), Anápolis (GO), Belém (PA), Caldas Novas (GO), Goiânia (GO), Itumbiara (GO), Jataí (GO), Manaus (AM), Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS), Porto Alegre (RS), e Santa Maria (RS)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com