Cultura

Escolas e educadores recebem espetáculo didático e oficina

IPATINGA – Nos dias 19 e 20 de março, às 9:00h e 14:00h, o Instituto Cultural Usiminas realiza a tradicional Série Espetáculos Didáticos, que apresenta este mês o espetáculo “Mas que história e essa?” com o Grupo Real Fantasia, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. O espetáculo é gratuito e direcionado às escolas da região. A Série Didáticos é realizada desde 2005 e tem o objetivo de despertar nos estudantes o desejo de conhecer aspectos importantes da linguagem artística. O projeto já contemplou mais de 109 mil estudantes.

O espetáculo de teatro infantil conta a história de um pato que teve um surpreendente e agradável encontro com a morte. E se dois palhaços resolvessem contar essa história? Música, malabarismo, acrobacia e ilusionismo são recursos utilizados para contar a história inspirada no livro “O pato, a morte e a tulipa”, de Wolf Erlbruch, que reflete sobre o nosso lugar no mundo.

REAL FANTASIA
O Grupo Real Fantasia é de Belo Horizonte e trabalha especificamente com o teatro para crianças. Seus criadores, Erica Buzelin, Marcelo Xavier e Boni da Mata, eixo central do grupo, além da formação na área de teatro, possuem histórico acadêmico em áreas relacionadas à educação e à arte, tornando a trajetória do grupo comprometida não apenas com o entretenimento e lazer proporcionados pelo teatro, mas principalmente com a formação do ser humano. Ao longo dos 30 anos de percurso, novos atores e profissionais de artes cênicas se juntaram ao grupo, a cada novo trabalho realizado.

Oficina aborda teatro infantil
Nos dias 18 e 19/03, às 18:00h, o grupo Real Fantasia ministrará a oficina “Abordagem de temas complexos no teatro infantil: reflexões e práticas”. A oficina integra o Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores, um projeto também da Ação Educativa que visa à realização de cursos e oficinas de teatro voltados às práticas de professores e educadores.

A oficina tem como fio condutor o trabalho realizado pelos atores do Grupo Real Fantasia de concepção do espetáculo e as delicadas questões vivenciadas durante o processo, como, por exemplo, a importância da abordagem e do enfrentamento de termos complexos das artes para o público infanto-juvenil. Serão realizados exercícios e jogos que visam ao desenvolvimento da concentração, desinibição, coordenação motora, improvisação e interpretação. Os interessados podem fazer suas inscrições (R$20) presencialmente no setor de Ação Educativa, localizado no Centro Cultural Usiminas, Av. Pedro Linhares Gomes, 3900 A.


SERVIÇO:

Mas que história é essa?

Grupo Real Fantasia (BH)
Dias: 19 e 20 de março – quarta e quinta
Horários: 9h e 14h
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

Abordagem de temas complexos no teatro infantil: reflexões e práticas
Grupo Real Fantasia (MG)

Dias: 18 e 19 de março – terça e quarta
Horário: 18h às 22h
Local: Centro Cultural Usiminas
Investimento: R$ 20,00

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com