Cultura

Dama Espaço Cultural realiza 1ª mostra do Curta Infância

Foto: Cena do curta “Kwat e Jaí – Os bebês heróis do Xingu”, produzido por Bebê Lume e dirigido por Clarice Cardell

TIMÓTEO – O Dama Espaço Cultural realiza na quarta-feira (19), a partir das 18 horas, na Praça do Coliseu, a primeira Mostra de audiovisual para as infâncias, projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Município de Timóteo. A data foi escolhida por ser o dia do Cinema Brasileiro.

Segundo a curadora do projeto, Daniela Alves, “Curta Infância!”  tem uma programação pensada para crianças e adolescentes. Os curtas foram selecionados tendo como critério a escolha de conteúdos que ampliem a noção sobre a infância, convoquem brincadeiras que vão além da tela e despertem o desejo das crianças de retomar o contato com a natureza”.

NOVE CURTAS

O “Curta Infância!” exibirá nove curtas metragens num cinema ao ar livre montado na Praça do Coliseu, no bairro Timirim. Entre os curtas selecionados destaque para as produções DaMa, como “Goda, a Gota”, “Vó, conta uma história” e clipes da personagem Ariela, além do curta “Kwat e Jaí – Os bebês heróis do Xingu” produzido por Bebê Lume e dirigido por Clarice Cardell. O curta-metragem recebeu o prêmio de honra no Japan Prize em 2023.

Antes da exibição dos filmes haverá o workshop “brinquedos animados”, que propõe confecção de folioscópio, taumatrópio e zootrópio (brinquedos simples, que deram origem ao Cinema de Animação). Após a exibição dos curtas será proposto um debate com os temas trazidos pelos filmes de curta metragem.

GRATUIDADE

A programação é totalmente gratuita e o projeto realizado exclusivamente por mulheres de Timóteo.  Produção executiva de Camila Gomes, assistência de produção de Mari Antonaci, assistência administrativa e curadoria de Daniela Alves. A mestre de cerimônias será a personagem Ariela, a oficineira e cenógrafa Maria Helena Oliveira, designer Camila Garavani e registros fotográficos de Jeysyane Cássia Soares.

O projeto ainda prevê a realização do Workshop de 4 horas aula, para até 40 professores da rede pública de ensino com o tema: “Educando a partir do audiovisual”.  O Workshop também busca estimular e preparar os interessados para organizar mostras de cinema e cineclubes nas escolas. O Workshop será ministrada pela equipe do projeto / equipe DaMa Espaço Cultural.

SERVIÇO

Mostra Curta Infância!

DATA: 19 de junho

HORÁRIO: â partir das 18 horas

LOCAL: Praça do Coliseu – Bairro Timirim em Timóteo

ENTRADA FRANCA

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com